Por Roiberto Maltchik, no Globo:
A
 Delta foi contratada sem licitação pela Infraero por R$ 85,7 milhões 
para construir o terminal 4 do aeroporto de Guarulhos (SP), apesar de o 
Tribunal de Contas da União (TCU) afirmar que a empresa “dificilmente” 
se habilitaria, caso participasse de concorrência pública.
Até a 
presidente Dilma Rousseff defendeu, em 2011, a dispensa de licitação 
para entregar a obra em dezembro; porém, o terminal só entrou em 
operação em fevereiro, por causa de um desabamento.
O Ministério Público
 Federal de São Paulo diz que a Infraero jogou dinheiro fora e que a 
obra emergencial é subaproveitada.
O TCU e o MPF 
apontaram contratação irregular por dispensa de licitação e contrato 
celebrado sem a devida comprovação da capacidade técnica da Delta. Em 
outubro de 2011, os auditores do TCU afirmaram que a empreiteira, 
principal fornecedora do governo federal, só havia construído pistas e 
pátios de aeroportos, não terminais de passageiros.
“Desse
 modo, é improvável que a referida empresa possua atestados de execução 
de instalação de sistemas e equipamentos para esteiras de transporte 
automatizado, de modo que dificilmente seria habilitada no caso da 
realização de uma concorrência para contratação do objeto em tela”, 
disseram os técnicos do TCU.
Mesmo construído para 5,5 
milhões de passageiros/ano, o terminal 4 de Guarulhos está 
subaproveitado, afirma o procurador da República Matheus Magnani. 
Segundo ele, o atraso e o esvaziamento do terminal comprovam que não 
havia emergência.
(…)
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