terça-feira, 11 de outubro de 2016

O MELHOR DO PT - O VICE

TEMER AFIRMA QUE REFORMA DA PREVIDÊNCIA TAMBÉM ATINGIRÁ CLASSE POLÍTICA

SEGUNDO O PRESIDENTE, REFORMA SERÁ ENVIADA AO CONGRESSO COMO PEC

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DIZ QUE REFORMA VAI IGUALAR A PREVIDÊNCIA GERAL E A PÚBLICA (FOTO: VALTER CAMPANATO/ABR)

Diário do Poder

O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira, 11, que a reforma da Previdência vai propor o fim das diferenças entre o regime de previdência geral e o público, inclusive a classe política. Atualmente, os funcionários do setor público e do setor privado são regidos por normas diferentes.

Em entrevista à rádio CBN, o peemedebista informou ainda que a reforma será enviada ao Congresso na forma de Projeto de Emenda à Constituição (PEC).

Temer não soube dizer, no entanto, como será o funcionamento, pois só recebeu um esboço breve sobre o assunto.

"Recebi um primeiro esboço da reforma e olharei mais atentamente após a viagem à Índia e ao Japão, mas vai ser geral, vai atingir a todos, evidentemente vamos fazer uma coisa equânime, não vai ter distinção de setores. Por exemplo, não vai ter diferença entre a previdência geral e a de funcionários públicos. Esse é um ponto que já está definido", disse.

Em seguida o presidente foi questionado se os militares também deixariam de ter um regime próprio de previdência. Temer afirmou que ainda não sabe como ficará esse ponto. "Confesso que não sei dizer. Recebi um belíssimo esboço, não por inteiro. Os militares evidentemente sempre tiveram tratamento diferenciado, em função das peculiaridades da carreira", disse o presidente.

Temer reconheceu que a discussão sobre as mudanças na aposentadoria será mais "polemizada", mas disse que o governo fará ainda mais reuniões do que fez para debater a PEC do Teto, porque tem consciência de que, se nada for feito, "daqui a alguns anos, não vai haver dinheiro para pagar a aposentadoria."

Contribuição previdenciária

Segundo o presidente, os governadores o procuraram em função de um movimento nacional para aumentar a contribuição previdenciária de 11% para 14%. Temer pediu para que eles se reúnam para decidir o tema e depois retornem para discutir o assunto, que pode ser alterado por meio de projeto de lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário