domingo, 17 de março de 2019

#ESTADÃO, FALTOU EU!



A que ponto chegou o nosso jornalismo. O Estadão virou piada ao criar um movimento de caça a bruxas que está repercutindo nas redes. 

O ministro Dias Toffoli abriu inquérito policial contra todos que se manifestarem contra o STF. Qual o fundamento? A Constituição? Nada disso, alegou estar seguindo o regimento interno. 

O Estadão, coincidentemente, publica hoje uma lista, servindo como instrumento de perseguição ao estilo nazista, que "entrega" vários portais de notícias e nomes de brasileiros com perfil conservador em uma ‘lista negra’.

Mais uma vez, como tem acontecido na última década, o tiro saiu pela culatra. Milhares de pessoas que desconheciam muitos desses perfis passaram a seguir os influenciadores citados na tal lista.

Ainda há quem atribua às manifestações que estão ocorrendo no dia de hoje em inúmeras cidades do país a uma tentativa do governo de querer implantar uma ditadura presidencialista. Comparam Bolsonaro a Hugo Chávez, o amigo quase irmão do presidiário Luiz Inácio, que absurdo! Chávez, em 2004, aparelhou o Tribunal Supremo de Justiça venezuelano, o equivalente ao STF, indicando um número de juízes leais para controlar a maioria da corte, acabando com a independência desse poder. 

Oras, quem tentou aparelhar o STF e exterminar a oposição (palavras do Lula) foi o PT. Não contavam com a independência de alguns ministros indicados para servir ao partido (também palavras do Lula quando disse que tínhamos um STF acovardado e quando afirmou que não tinha escolhido um negro pra trair a causa ao condenar mensaleiros) que não merecem a generalização que estamos assistindo (apesar de minha discordância em alguns aspectos, mas que eu respeito). O que não se pode contestar, porém, é a legitimidade da pressão popular. A esquerda, quando se manifesta, faz coisa muito pior.

Em resposta ao atentado contra a liberdade de expressão protagonizado pelo Estadão, os internautas subiram a hashtag #EstadãoFaltouEu, que imediatamente passou a liderar os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.

Confira a lista dos nomes e as principais publicações sobre o tema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário