domingo, 29 de outubro de 2017

IBOPE - BOLSONARO E O CONDENADO NO 2º TURNO

Ibope: Lula e Bolsonaro na frente

POR LAURO JARDIM (29/10/2017)



Lula e Jair Bolsonaro iriam para o segundo turno se as eleições presidenciais fossem hoje. É o que mostra a primeira pesquisa feita pelo Ibope para medir o pulso da corrida presidencial de 2018.

Em qualquer cenário apresentado ao eleitor, Lula fica com o mínimo de 35% e o máximo de 36% das intenções de voto. Bolsonaro aparece com 15% quando enfrenta Lula. E cresce para 18% se o ex-presidente for substituído por Fernando Haddad (neste caso, está empatado com Marina Silva).

A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 22, com 2.002 pessoas em todos os estados brasileiros, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Marina Silva é a terceira colocada em qualquer cenário com Lula, com índices entre 8% e 11%, dependendo dos adversários. Se Lula ficar de fora, Marina lidera, empatada com Bolsonaro.

Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e João Doria surgem embolados num pelotão abaixo, com percentuais entre os 5% e 7%. Ciro sobe até os 11% quando Lula é substituído por Haddad (que tem a preferência de 2%).

Quando o Ibope não apresenta ao entrevistado uma cartela com os nomes, ou seja, a citação sobre o candidato é espontânea, Lula aparece com 26% das intenções de voto (no Nordeste tem 42%) e Bolsonaro com 9%.

O pelotão seguinte fica muito distante entre 2% (Marina) e 1% (Ciro, Alckmin, Dilma, Temer, Doria).

Arte O Globo

2 comentários:

  1. Somente inerguminos acreditariam nessas pesquisas... Os votos fixos do pt giravam em torno de 30%... Já é bem menos e muitas pessoas que votavam no pt, não votam mais... isto tanto na sociedade como um todo, como naqueles votos fixos... então, no Brasil todo, com urnas limpas, sem fraudes, se chegar a 25% É MUITO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Lula não consegue sair na rua nem mostrar a cara na janela.

      Excluir