quarta-feira, 22 de agosto de 2018

DIVERGÊNCIA ENTRE INSTITUTOS DE PESQUISAS

Comparativo de pesquisas mostra divergências em votos para Lula

Por Claudio Dantas



O Antagonista fez um comparativo das últimas três pesquisas presidenciais realizadas pelo Instituto Paraná, Ibope e Datafolha. As divergências entre os resultados merecem análise mais aprofundada.

No caso do apoio a Lula, por exemplo, o IParaná apontou 30,8% das intenções de voto para o presidiário, bem menos que os 37% do Ibope e e os 39% do Datafolha.

A estratificação dos cenários regionais revela índices semelhantes na região Sudeste, mas diferenças brutais nas regiões Nordeste e Sul.

Segundo o Iparaná, o ex-presidente teria apenas 18,1% na soma das intenções dos eleitores de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ibope e Datafolha estimaram esse apoio em 27% e 25%, respectivamente – uma diferença de até 11 pontos percentuais.

No Nordeste, o fenômeno se repete, com a distância entre as apurações do IParaná e dos outros dois institutos de pesquisa alcançando até 13 pontos percentuais. O comparativo também identifica diferenças em relação aos índices de Bolsonaro e Marina, no cenário com Lula, mas numa proporção menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário