sexta-feira, 8 de maio de 2015

HÁ ALGO DE PODRE...

ROBERTO BUSATO

No segundo semestre de 2.006, quando presidia o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, firmei e remeti ao Procurador Geral da República da época, queixa crime, contra o então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, acusando que o Presidente estava envolvido no chamado “ caso mensalão “ que posteriormente foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria do então Ministro Joaquim Barbosa e que condenou a grande maioria dos denunciados.

Na época, dei diversas declarações a mídia nacional e internacional, afirmando que o Chefe da quadrilha que se formou no caso “ mensalão “ era o Presidente da República Lula e que ele comandava o governo mais corrupto da história do Brasil. O Procurador Geral não acatou a queixa e mandou arquivar a acusação que eu fiz, como Presidente Nacional da OAB, diante disso o inquérito prosseguiu sem investigar o Presidente Lula, em relação àquele episódio.

Agora estamos envoltos em novo, grave e vultoso escândalo que é o chamado “ petrolão”, que levou para a prisão os diretores das maiores empreiteiras deste país, como a OAS, Camargo Correia, UTC e outras mais. O Procurador Geral da República ofereceu denúncia contra dezenas de políticos que se beneficiaram do esquema, principalmente os do PP, PT e PMDB, aliás deste último, foram incluídos os Presidentes atuais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O que chamava a minha atenção é que nada se falava até aqui, do envolvimento do Presidente de honra do PT, o ex presidente Lula, bem como da maior empreiteira do país a Odebrecht. Neste final de semana verifiqueique nas edições das revistas nacionais, começam a ser questionados, se não em relação ao “ petrolão”, mas em tráfico de influência internacional, principalmente em países africanos e outros de regimes não democráticos da América Latina o ex Presidente Lula, às expensas da Odebrecht.

É bom que nos lembremos que Lula presidia a República, quando iniciou-se a corrupção institucionalizada que só não quebrou a Petrobrás, por ser empresa em que o Brasil é o acionista majoritário e que a Odebrecht é a maior empreiteira nacional com obras, em sua maioria públicas, no exterior e muitas financiadas pelo BNDS, dirigida por indicados do ex Presidente Lula e que é uma enorme “ caixa preta “ que não permite ser investigado alegando o sigilo bancário.

Quando da investigação do mensalão, taxou-se o Ministro José Dirceu de “ capitão da equipe” e ele foi condenado, no entanto o comandante geral, não foi investigado e via de consequência não foi julgado, o que a sociedade espera que neste gigantesco e vergonhoso episódio que envolveu a Petrobrás e políticos ligados ao governo, sejam Lula e a Odebrecht investigados, até mesmo por isonomia às demais empreiteiras e aos políticos que estão denunciados no esquema criminoso.

Ninguém está acima da lei, a impunidade não pode mais imperar em nosso país, ela é um câncer social que dilapida as instituições e as empresas do Brasil, temos nesta quadra da vida nacional de sermos mais republicanos e se não investigarmos os grandes empresários e os políticos que ativamente ou passivamente se locupletaram com práticas criminosas é sinal que há algo de podre... não na Dinamarca mas no nosso sofrido e vilipendiado Brasil.
*

Roberto Busato é presidente do Conselho de Colégios e Ordem dos Advogados do Mercosul e ex-presidente da OAB Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário