terça-feira, 15 de setembro de 2015

MAIS IMPOSTOS PROS LADRÕES À SOLTA. TENHA DÓ.



Lilian Witte Fibe

Não é possível que o governo não enxergue que a Lava-Jato escancarou para o eleitor a existência ampla, geral e irrestrita da propina nos contratos públicos.

A parcela do público que eventualmente ainda não tivesse ‘caído na real’ foi solenemente informado pelo primeiro delator do petrolão, apontado como um dos chefes da quadrilha da Petrobras. Foi ele, Paulo Roberto Costa, que afirmou, parece que com muito conhecimento de causa, que o seu, o meu, o nosso vai há anos, e aos borbotões, para os bolsos dos ladrões.

Vale pra tudo. Sistema elétrico, rodoviário, portuário e aeroportuário.

Sério, o governo acha mesmo que, enquanto a roubalheira continua a céu aberto, a população pode ser chamada a cobrir o alegado déficit?

TEM DÉFICIT NÃO; TEM É CORRUPÇÃO

Tem déficit não, presidente. Tem dinheiro demais dos impostos sangrando a céu aberto.

Não dá vontade de falar: “pega ladrão”?

“Corre que ele roubou minha bolsa e atrás vem outro querendo mais?”

Ninguém sugere que a presidente faça o papel de juiz ou investigador. Mas a Presidência da República tem um conselho de ética, do qual o jurista Sepúlveda Pertence se demitiu por discordar dos caminhos de um caso que prefiro nem mencionar agora.

Esse conselho de ética, diante de um apelo da presidente, poderia abrir olhos e ouvidos, por exemplo, para ver de perto o que está acontecendo, se é que está, no sistema Eletrobrás e outros. E se ela ficasse tão brava com alguns cujos nomes entram e saem das páginas policiais, e os ameaçasse de demissão se continuassem a cobrar suas “comissões”? Será que teria algum efeito no orçamento?

Desconfio que sim.

Tanta falta de dinheiro, tantos pedidos de sacrifício ao público, e pra quem segue no leva e traz de malas de dinheiro não vai nada?

Que tal se antecipar ao juiz Sergio Moro e começar apenas a demitir os diretores, já que eles ocupam cargos de confiança? Lembro que a presidente Dilma assumiu com a alcunha de “faxineira da ética” e, no começo, demitiu muita gente por isso. Agora ninguém sabe ninguém viu?

Não cola.

EMPRÉSTIMOS BILIONÁRIOS SUBISIDADOS POR VOCÊ

A mesma cara de paisagem faz a turma do Planalto quando questionada sobre os empréstimos bilionários feitos pela metade do juro oficial.

Essas empresas pagam ao BNDES (que é seu e não pertence à presidente nem a outro funcionário público) uma quinquagésima parte dos juros que você paga no rotativo do seu cartão de crédito. Isso mesmo, quem não consegue pagar a fatura integral do cartão no dia do vencimento, paga, por baixo, 50 vezes mais do que as grandes, escolhidas e super-privilegiadas empresas que tomaram muito, mas muito dinheiro junto aos bancos públicos.

Prejuízo estimado do Tesouro Nacional: R$ 40 bilhões.

CAIXA TAMBÉM DISTRIBUI PRESENTES A MILIONÁRIOS

Isso pra não falar das renegociações paternais que a Caixa Econômica Federal faz para ajudar empresas que estavam em dificuldade semelhante à do governo federal. A mais recente é uma grande siderúrgica nacional.

É de domínio público, saiu em todos os jornais.

A Caixa é 100% do governo. Isto é, pertence integralmente ao contribuinte.

Renegocia dívidas de grandes empresas, mas corta os empréstimos à casa própria.

OI! FAMÍLIAS ENFRENTAM PIOR RECESSÃO EM 25 ANOS

É inacreditável que sequer passe pela cabeça deles aumentar a CIDE (combustíveis), ressuscitar CPMF, com outra sigla ou não, ou aumentar outras contribuições e impostos de famílias que já enfrentam o pior desemprego em seis anos, a pior recessão em 25 anos, a mais cruel inflação em 12 anos e, pra não dizer que não citei, a moeda mais desvalorizada frente aos seus pares emergentes diante de um dólar cada vez mais robusto.

Não é possível. Que eles insistam numa solução ainda mais recessiva. Num país que já tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo, sim, e que, com tantos desmandos, vai sendo empurrado cada vez mais para a informalidade.

Presidente, a grande maioria de quem está na economia informal gostaria de ter seus documentos em ordem, tudo certinho. Não é gente esperta que só quer escapar da Receita Federal. A maioria o faz por sobrevivência.

Sabe por que não estão? Claro que a sra. sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário