terça-feira, 12 de abril de 2016

EXISTE ALGO PIOR QUE A CORRUPÇÃO? ACREDITEM, EXISTE!

Corruptos 3 Dagobah

DAGOBAH

O sistema político apodreceu. A corrupção é generalizada. Há exceções, é claro, mas boa parte dos atores políticos está envolvida em alguma irregularidade. Por isso a impressão é de que todos são corruptos.

Por não entender isso muita gente se pergunta de que adiantará tirar Dilma e colocar outro corrupto no lugar. Mas receber propina para fins político-pessoais (para se reeleger ou para se dar bem) não é igual a urdir um esquema financiado pelo crime para manter um partido eternamente no poder. Por isso, qualquer político corrupto individualmente é melhor do que qualquer agente do esquema criminoso de poder montado pelo PT.

Toda corrupção deve ser combatida, mas é preciso ter muito pouca intimidade com a inteligência para achar que tudo é a mesma coisa. Um ladrão de rua não é a mesma coisa que a Máfia. Um parlamentar corrupto não é a mesma coisa que um autocrata que, mesmo sendo pessoalmente honesto, quer se delongar no governo para conquistar hegemonia sobre a sociedade a partir do Estado aparelhado por seu partido. Hitler, Stalin, Mussolini, Fidel e Raul ou Pol Pot não eram conhecidos por serem corruptos, não! Eram coisa muito pior.

Será que é tão difícil assim entender isso? Se for, estamos mal. Se for, não há muita esperança para a liberdade.
*

A leitura de todos os artigos é gratuita. As newsletters semanais também são gratuitas. Mas como não temos nenhum tipo de financiamento, há um conteúdo exclusivo que é pago, composto por análises-resumo da conjuntura e vídeos semanais. Quem puder assinar, vai ajudar muito a gente continuar trabalhando. Para assinar clique http://dagobah.com.br/assine/

Nenhum comentário:

Postar um comentário