domingo, 8 de dezembro de 2013

GOVERNO INCOMPETENTE FAZ MAL À SAÚDE


O Globo (Editorial)



O pioneirismo do Brasil na luta contra a Aids a partir do final do século passado, com ações como a quebra de patentes de drogas antirretrovirais e a distribuição em larga escala de coquetéis de medicamentos, rendeu ao país bons resultados no controle da epidemia.

Ao longo de alguns anos, inverteram-se curvas de infecção, os indicadores de óbitos ficaram dentro de faixas que evidenciaram o acerto das medidas de prevenção e redução de danos etc.
Mas as taxas informadas pelo mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, distribuído há alguns dias, indicam que ainda são grandes os problemas relacionados à doença.

Pior: os números mostram que a Aids voltou a avançar entre a população jovem, principalmente os homossexuais. Entre 2005 e 2012, o número de casos entre homens de 15 a 24 anos subiu 81%. Considerando todas as faixas de idade, a infecção masculina cresceu de 22,7 em cada grupo de 100 mil habitantes, em 2005, para 32/100 mil em 2012. É muito.


Se não de um modo geral, mas ao menos nesses estratos o aumento do número de casos mostra que o país pode estar entrando na contramão da tendência mundial de queda nas taxas de notificação da Aids.

Recente relatório do Programa de Aids das Nações Unidas (Unaids) revela que em 2012 o número de óbitos decorrentes da Aids, em todo o mundo, chegou a 1,6 milhão — ainda assustador, mas abaixo dos 2,3 milhões de 2006.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário