domingo, 8 de dezembro de 2013

‘VEJA’: ROMEU TUMA JR. DENUNCIA ‘FÁBRICA DE DOSSIÊS’ E CORRUPÇÃO NO GOVERNO LULA

EX-SECRETÁRIO DIZ QUE GOVERNO INVESTIGOU PERILLO, JEREISSATI E RUTH CARDOSO

Por: Redação





Túnel do Tempo - O Dossiê from Alvaro Dias on Vimeo.


O ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior denuncia “fábrica de dossiês” no Ministério da Justiça no segundo mandato do ex-presidente Lula contra políticos da oposição, como o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), o então senador  Tasso Jereissati (PSDB), e a ex-primeira-dama Ruth Cardoso.
Segundo reportagem publicada na edição desta semana da revista Veja, Tuma Júnior revela, em seu livro “Assassinato de Reputações – Um crime de estado” (Editora Topbooks), que recebeu pedidos do então ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto e do então senador Aloizio Mercadante para “esquentar” dossiês.
O ex-secretário fala sobre suposta conta do mensalão nas Ilhas Cayman que o governo teria se recusado a investigar, e sobre o envolvimento do PT na morte do ex-prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel. Na obra, Tuma Júnior diz, ainda, que todos os ministros do Supremo Tribunal Federal foram grampeados, com escuta de telefones móveis e ambiental, por “arapongas” que prestavam serviços de segurança e limpeza nos gabinetes.
O ‘Barba’ 
Em seu livro, Tuma Júnior revela que Lula, quando sindicalista, foi informante do Dops (Departamento de Ordem e Política Social), órgão de repressão na ditadura em São Paulo, que era dirigido pelo pai, Romeu Tuma, com quem Tuma Júnior trabalhava na época. Segundo ele, o petista — conhecido pelo codinome Barba — teria dado informações ao Dops para evitar choques com a polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário