terça-feira, 20 de janeiro de 2015

PETISTITE - EPIDEMIA QUE PODE SER FATAL

A petistite é o caminho mais caro e mais danoso entre dois apagões. Ou: 240 blecautes de 2011 para cá

Por Reinaldo Azevedo
Ainda bem que a presidente Dilma Rousseff e seu incrível modelo de desenvolvimento estão por aí. Como o país cresce perto do zero, temos, como ela mesma diz há tempos, “blecautes”, mas não “apagão”. Ah, bom! Agora a gente já pode ficar mais tranquilo, e muitos investidores, fugir do Brasil, já que não vale a pena pôr dinheiro produtivo num país cuja oferta de energia é incerta.
É claro que Dilma não tem culpa por estarmos experimentando este, como é mesmo?, “ritmo hidrológico”, para citar a expressão dita na quinta-feira pelo novo ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga. Mas ela é ou não é a grande pensadora e planejadora de toda a área de energia do país nos últimos 12 anos? Ficaremos, em princípio, 16 anos submetidos a seus desígnios no setor.
Em 2001, o país não tinha, disse-se à farta, termelétricas em número necessário, e havia problemas na interligação do sistema. Em tese, tudo estaria resolvido agora, só que não! E há muito os especialistas alertam para o risco de crise, o que sempre deixou tanto a ministra Dilma como a presidente Dilma enfurecidas. As termelétricas brasileiras operam no limite com o país crescendo perto de zero. Estivesse a economia avançando, sei lá, a modestos 3% ao ano, e teríamos é apagão mesmo. Mas agora entendo: a governanta faz a economia beijar a lona para que não fiquemos às escuras. Que mulher previdente!
De 2011 até agora, houve no país 240 blecautes. No dia 3 de fevereiro de 2011, por exemplo, já na gestão da presidente Dilma, o Nordeste sofreu um apagão geral. No dia 28 de agosto de 2013, outro. A ocorrência mais grave se deu no dia 10 de novembro de 2009, estendendo-se por algumas horas da madrugada do dia 11. Boa parte do país, inclusive na região Sudeste, ficou às escuras. A então ministra-chefe da Casa Civil, já apontada como futura candidata do PT à Presidência, deu um pito nos jornalistas que faziam perguntas sobre a ocorrência e aproveitou para atacar… FHC!
O governo popularizou, então, a “Teoria do Raio”, que teria provocado um problema técnico etc. Veio o Inpe e concluiu que o raio não era culpado coisa nenhuma! Então foi, bem, sei lá… À época, a agora presidente não tinha ainda esse ar superior de Rainha de Banânia. Com os jornalistas insistindo em saber as causas, ela disparou, naquele estranho idioma que falava, combinado com o cabelo estilo capacete:
“Minha querida, tem uma coisa que nós humanos temos um problema imenso: nós não controlamos chuva, vento e raio. Sempre quisemos, mas não conseguimos ainda. Talvez algum dia, né?”
Tudo muito claro, certo?
O vídeo abaixo é todo editorializado e coisa e tal. Eu só o publico aqui porque nunca antes na história destepaiz alguém explicou tão bem um apagão como a então ministra: a partir de 1min27s. Assistam.
Dilma tem culpa se não chove? Não! Ele é responsável, e é, por tentar dourar a pílula. Ora, faz dois anos, esta senhora resolveu baixar o preço da energia elétrica, como se houvesse excesso de oferta. O desastre é conhecido. Ainda na campanha eleitoral, voltou a acusar seus adversários de falta de planejamento.
Então ficamos assim, “minha querida”: não é apagão, tá? É só blacaute. Apagão seria se o país crescesse a 3%, 4%. Mas já sabemos que Dilma não fará essa maldade com o Brasil, né?
Eis aí: a petistite é o caminho mais caro e mais danoso entre dois apagões.
*
Confiram outros casos de PETISTITE AQUI e AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário