sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

PT NO CENTRO DO ESQUEMA

Empreiteiro diz que corrupção pagava base aliada e põe o PT no centro do esquema. Ou: É claro que a Petrobras não era vítima e que também houve extorsão!

Caros leitores, o segredo de aborrecer é dizer tudo, afirmava Voltaire. Então vamos lá. A defesa do empresário Gérson de Mello Almada, vice-presidente da Engevix, que está preso desde o dia 14 de novembro,  entregou à Justiça Federal um documento de 85 páginas em que afirma que o superfaturamento de obras da Petrobras tinha o objetivo de “bancar os custos altos das campanhas eleitorais” e que o dinheiro pagava a base aliada do governo no Congresso. O texto sustenta ainda que o PT era o organizador do esquema: “Faz mais de 12 anos que um partido político passou a ocupar o poder no Brasil. No plano da manutenção desse partido no governo, tornou-se necessário compor com políticos de outros partidos, o que significou distribuir cargos na administração pública e em sociedades de economia mista”.
Os advogados de Mello Almada, que é acusado de corrupção ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro, sustentam que a Petrobras não era vítima nas ações criminosas. Ao contrário: segundo o texto, as empresas eram extorquidas, e Paulo Roberto Costa, então diretor de Abastecimento, teria sido um dos agentes dessa extorsão.
Então tá. Há duas frentes de investigação: a da Justiça Federal do Paraná, comandada pelo juiz Sérgio Moro, e a do STF, que reúne os políticos com foro especial por prerrogativa de função. É claro que a estratégia da defesa parece ser unificar o caso no Supremo. O esforço se insere no direito de defesa. Nada a opor. Se os advogados serão ou não bem-sucedidos, veremos.
É evidente que as empresas também cometeram crimes. Se estavam sendo extorquidas — e eu acho que havia, sim, extorsão também —, que se reunissem e denunciassem a canalha. Mas a gente sabe como são as coisas: todos se juntam contra o erário.
Mas eu concordo, sim, com um aspecto: a Petrobras nunca foi vítima de nada. As vítimas, nesse caso, são os brasileiros, que foram roubados. Até hoje me espanto com a, como direi?, leveza dos ombros de José Sérgio Gabrielli, presidente da estatal durante as muitas sem-vergonhices. Gabrielli é aquele que se reunia clandestinamente com José Dirceu. Então as diretorias de Serviço, Abastecimento e Internacional eram antros da corrupção, a serviço também de partidos, muito especialmente do PT, e ele realmente não sabia de nada? O próprio Alberto Youssef afirmou num depoimento que as empreiteiras sempre foram muito fiéis no pagamento da propina porque tinham outros negócios no governo e sabiam que poderiam ser prejudicadas.
Não dá mesmo, e eu concordo, para dissociar a roubalheira da Petrobras do esquema de poder que ela sustentava. Se isso vai ou não unificar os processos no STF, não sei. Uma coisa é certa: os empreiteiros não se uniram numa organização criminosa só para fraudar a Petrobras. A propina tinha um endereço: partidos políticos. Como diz o documento, era preciso remunerar a base aliada. A Petrobras, então, se transformou, sim, num centro de extorsão.
Acho que o foco dessa coisa toda está um pouco distorcido. Há uma certa fúria contra o capital privado, visto como o grande vilão da história. Já li vários textos exaltando: “Ah, desta vez os corruptores estão pagando o pato!”. Vamos com calma! O que não pode acontecer é, mais uma vez, os verdadeiros beneficiários da patifaria  saírem flanando por aí, livres, leves e soltos. José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino já estão em casa. A banqueira Kátia Rabelo e o publicitário Marcos Valério, em cana. Até parece que a dupla conseguiria fazer o mensalão sem a colaboração dos outros.
Cadê, afinal, José Sérgio Gabrielli?

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário