segunda-feira, 29 de março de 2010

CUIDADO: A PALAVRA PODE SE TORNAR UMA ARMA PERIGOSA

Cada texto a ser publicado eu procuro, primeiramente, passar pelas três peneiras. É muito importante ter certeza de que o que se divulga é VERDADE, se pode trazer algum benefício para quem lê e se há NECESSIDADE de expor determinado comentário ou informação.
Essa preocupação pode induzir à ideia de que o seu conteúdo deva se restringir à escolha da mensagem positiva, que só mostra o que é favorável e rejeita a crítica.
Porém, muitas vezes, é preciso trazer à tona fatos que podem servir como referência e alerta, para evitar a repetição de acontecimentos indesejáveis. A história nos mostra que a negligência pode acabar em tragédia, como aconteceu com o nazismo que, a princípio, recebeu apoio de autoridades do mundo inteiro e todos sabem quais foram as consequências.
Minha preocupação, no caso do Brasil, é o discurso que promove a discórdia e divide o país entre pobres e “elite”, norte e sul, entre outros absurdos que são tratados como se fosse brincadeira.

“Nenhum partido tem o direito de deixar o Brasil partido ao meio.
Nosso povo precisa de um presidente para cuidar do país inteiro.”

Eu, particularmente, considero a influência do mau exemplo mais danosa até do que a corrupção, porque conduz o povo às mesmas práticas, o que gera violência e uma série de conflitos que provocam sofrimento.
E é justamente a falta de informação que facilita a ação criminosa, que segue o esquema já conhecido por outros povos, em outras épocas, como por exemplo, a tragédia provocada pela eficiente propaganda nazista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário