sexta-feira, 19 de março de 2010

JOSÉ: O PAI QUE CUIDA DE TODOS OS SEUS FILHOS

A festa de São José toca cordas muito sensíveis ao coração humano.
Tem um aspecto de mistério, que, à primeira vista, parece ser um “estar por fora”, porém, no olhar da fé, revela ser um “estar por dentro”.
O Evangelho de Mateus expressa isso muito bem. É construído sobre a estrutura do paradoxo que acabamos de apontar.
São José aparece como o homem responsável, fiel e prudente, a quem Deus confiou Seu Filho.
Nós temos o costume de achar que responsabilidade só diz respeito ao que nós mesmos fazemos. Mas muito maior é a participação quando nos tornamos responsáveis por aquilo que não tem em nós a sua origem. Neste caso, comungamos com uma outra fonte. Neste caso, a responsabilidade é realmente livre e escolhida, não importa a natureza. É o caso de São José. Por isso, Deus lhe confia sua “casa”, a plenitude da “casa de Davi”.

Padre
Pacheco
Comunidade Canção Nova

Com este olhar de quem enxerga no pai a responsabilidade pelo cuidado de todos os seus filhos, dos mais oprimidos aos grandes vencedores, meus votos de sucesso e felicidade, pois todos são contemplados pela bondade de um pai amoroso, todos são dignos e merecedores de sua atenção.
Este pai é representado, no dia de hoje, pelo José que cuidou do filho de Deus, ao mesmo tempo frágil e poderoso, inocente e sábio.
Podemos parabenizar todos os Josés, especialmente aqueles que também aniversariam nesta data e cujas característiscas, tão marcantes em José, pai de Jesus, encontram-se nesses outros Josés, que se destacam nos cuidados e preocupações com seus familiares, no seu trabalho, enfim, em tudo o que realizam.
Parabéns, JOSÉ, que entendeu o significado de seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário