segunda-feira, 8 de março de 2010

SABER É VENCER

Segunda-feira, Março 08, 2010


Elas merecem.


A exemplo do Coronel, do blog Coturno Noturno, eu quero homenagear a blogueira que me inspirou, assim como dever ter acontecido com muitas mulheres, e homens também, que se preocupam com o destino da humanidade.

SABER VENCER ou SABER É VENCER?

São os questionamentos que perseguem as pessoas inquietas, que não dão crédito às ondas de boatos e que não ficam satisfeitas com qualquer informação, com meias verdades ou mentiras explícitas apresentadas em determinadas peças de publicidade.
Pessoas que buscam a realização pessoal, acima de interesses profissionais, financeiros ou algo assim, mas que buscam o crescimento como ser humano, por seus méritos e seu esforço, trazem significados e oferecem respostas, como também são responsáveis pelo surgimento de mais perguntas ao mundo.

Confuso?

Há pessoas cultas, que possuem muito conhecimento e experiência, e há aquelas que apenas pensam diferente e abrem os nossos olhos para questões que antes não havíamos atentado.
Já houve um período de nossa história que chegaram a sugerir que cortassem a cabeça de quem ousasse pensar. Será que, por este motivo, muitos ainda temem a reflexão e o uso da razão, deixando-se dominar completamente pela emoção, ou pior, pelos instintos?

Os acontecimentos históricos comprovam a incessante batalha entre os direitos individuais e as imposições dos meios sociais. E muitas ideias equivocadas acabam tornando-se regras, porque parece ser mais cômodo seguir a tendência do que pensar.
O filósofo Sócrates, por exemplo, ensinava nas praças e foi acusado de exercer uma influência nociva aos jovens. Jesus caminhava pregando o amor, a paz e o conhecimento. Tanto Sócrates quanto Jesus foram condenados pelo que consideravam um crime na época, falar a verdade.

Esses fatos parecem tão distantes que há os que não creem, entretanto, em pleno século XXI, a blogueira Yoani é uma digna representante de milhões de cidadãos perseguidos e assassinados, simplesmente pela coragem de agir como defensores da liberdade de expressão em regimes autoritários.

No Dia Internacional da Mulher, uma homenagem a Yoani Sánchez que, com a força de um blog em Cuba, tornou-se uma das trinta pessoas mais influentes do mundo e um símbolo na luta pela democracia e pela liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário