segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DILMA PRODUZ MAIS UM FACTÓIDE

Ricardo Noblat

Quer um exemplo de factoide - ou de um fato falso, se preferir?

Em seu twitter, ontem à tarde, a presidente Dilma Rousseff disse que determinou ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) a implantação de um "sistema seguro de e-mails em todo governo federal".

"Esta é primeira medida para ampliar privacidade e inviolabilidade de mensagens oficiais", segundo ela. Denúncias de que o governo brasileiro foi espionado por agências dos Estados Unidos e do Canadá arranharam as relações entre os três países.

Por causa delas, Dilma cancelou uma visita de Estado que faria aos Estados Unidos. As escutas ilegais foram o principal tema do discurso que pronunciou na abertura de mais uma Assembleia Geral da ONU.



Por que o anúncio desta tarde foi um factoide?

Em primeiro lugar porque a implantação de um "sistema seguro de e-mails em todo o governo federal" é tudo o que não existe. Não existe sistema inviolável de e-mails. Até o governo americano está sujeito a bisbilhoteiros.

Em segundo lugar, tal providência, se fosse possível, já deveria ter sido tomada há muito tempo.

É admirável o empenho de Dilma, certamente aconselhada por seus marqueteiros, em tentar bancar a durona capaz até de enfrentar o império do norte em defesa da soberania nacional. O empenho é só para eleitor ver.

As mais poderosas potências jamais deixarão de se espionar mutuamente - e de espionar aqui e ali algum parceiro. Sempre foi e sempre será assim. Cada um que se vire. Essa é a política real. 

Dilma engana os trouxas com a política do faz de conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário