domingo, 7 de dezembro de 2014

PESQUISA QUE DESINFORMA

A pesquisa vendida do Datafolha.


Clique na imagem para ampliar a matéria de capa da Folha.

Coturno

Não é só pelo fato de que a Folha de São Paulo relativiza que sete em cada dez brasileiros culpa Dilma Rousseff pela roubalheira na Petrobras que a pesquisa Datafolha dada a conhecer hoje tem cheiro de coisa encomendada. Vejam a manchete acima. Não seria mais justo dizer: " 7 em 10 brasileiros culpam Dilma pela corrupção na Petrobras"?

Outro indício de direcionamento é uma das perguntas feitas ( fui abordado e respondi a mesma). Não denunciei no dia em que fui entrevistado porque imaginei que ela não teria tanta relevância, mas foi justamente esta pergunta que foi parar na capa da Folha de São Paulo. Que pergunta é esta?

"Em qual governo a corrupção foi mais investigada?" A pergunta é altamente capciosa. Por que não perguntar: " em que governo existiu mais corrupção? " Ou: "em que governo houve mais denúncias de corrupção?" Não! O Datafolha preferiu montar uma pergunta sob medida para favorecer o governo.

Pois bem. O resultado é que 46% responderam que neste governo a corrupção foi mais investigada do que em todos os outros, carimbando o discurso oficial de campanha de Dilma e do PT. O Datafolha, por manipular uma das questões mais importantes da pesquisa, carimbou como pensamento nacional que Dilma não joga a corrupção para debaixo do tapete. Poderia ter perguntado, por exemplo, " o que você acha do trabalho da Polícia Federal e do Ministério Público?", que nada tem a ver com ação de governo. Ou de forma mais direta: " Quem você acha que é responsável pelas investigações sobre corrupção na Petrobras: a Polícia Federal e o Ministério Público ou a Presidente Dilma?"

Particularmente, respondi, junto com mais 30 pessoas em todo o Brasil, que a corrupção foi mais investigada no governo Itamar Franco, opção que teve 1% das respostas. Sabem quantos responderam governo Collor? Apenas 11%. Já FHC, para alegria dos petistas, teve apenas 4% das menções. Vejam, abaixo, o texto que a Folha publica e vão tirar a mesma conclusão deste blogueiro: a pesquisa foi vendida ao governo e a matéria reflete isso. O que é uma pouca vergonha.

De cada dez brasileiros, sete acham que a presidente Dilma Rousseff tem alguma responsabilidade no escândalo da Petrobras, envolvendo empreiteiras e políticos. É o que mostra pesquisa Datafolha realizada em 2 e 3 de dezembro com 2.896 entrevistas.

Apesar disso, as revelações da Operação Lava Jato não provocaram alteração relevante em sua imagem.

Para 42%, a gestão Dilma é boa ou ótima. É a mesma taxa de 21 de outubro, quando, no final da eleição-- com propaganda diária na TV--, ela atingiu seu melhor patamar desde junho de 2013.

Já a desaprovação sofreu leve mudança: eram 20% os que julgavam Dilma ruim ou péssima, são 24% agora. A margem de erro é de dois pontos.

A petista chega à véspera do início de seu segundo mandato com 50% do eleitorado achando que ela fará um bom governo daqui para frente.

O patamar é 23 pontos menor que o observado antes da posse de 2011, porém melhor que o do tucano Fernando Henrique Cardoso na véspera de seu segundo mandato, em 1998 (41%). O Datafolha não fez essa pergunta antes da segunda posse de Lula.

Outros dados dão pistas sobre a razão da imobilidade da popularidade de Dilma apesar da associação de seu nome com o caso Petrobras.

A preocupação com a corrupção tem caído. Em junho, era o principal problema do país para 14%. Agora, para apenas 9%. Saúde segue líder desse ranking com 43% das citações; seguida de violência/segurança, com 18%.

Além disso, 40% acham que nunca houve tanta punição aos corruptos como hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário