quarta-feira, 15 de abril de 2015

PRISÃO DO HOMEM DE CONFIANÇA DO LULA

JUIZ SÉRGIO MORO MANDA PRENDER VACCARI EM SÃO PAULO



O tesoureiro nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), João Vaccari Neto, acaba de ser preso pela Polícia Federal em sua casa, na cidade de São Paulo. A prisão foi determinada pelo juiz Sergio Moro, titular a Vara Criminal Federal de Curitiba (PR), que coordena as ações da Operação Lava Jato. A PF também prendeu a mulher de Vaccari e cumpre mandado também contra a cunhada dele por envolvimento com o esquema.

Homem de confiança do ex-presidente Lula, Vaccari é acusado de receber para o PT um porcentual da diretoria de Serviços da Petrobras na época em que era comandada por Renato Duque, que também está preso. O tesoureiro do PT é um dos principais operadores do esquema que assaltou a Petrobras, segundo os investigadores, estabelecendo percentual sobre os contratos das empreiteiras, que se cartelizaram não apenas para fraudar licitações, como também para superfaturar contratos e subornar autoridades.

A prisão de Vaccari era uma das mais aguardadas, entre os acusados no processo do mensalão, em razão do fato de ser atribuída a ele uma participação protagonista no escândalo da Petrobras, representando o PT na quadrilha que promoveu o roubo. Ele já é réu no caso, processado por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

A Polícia Federal confirmou a prisão de Vaccari, mas ainda não são conhecidos os motivos. É provável que Vaccari tenha reincidido no crime, o que pode ter sido verificado pela PF, que certamente o monitora. Preso na capital paulista, Vaccari será levado à carceragem da PF em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário