terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vamos à luta - Rumo ao Segundo Turno

Dilma perde votos em todas as regiões e grupos, e vantagem cai de 14 para 2 pontos em duas semanas; cresce chance de 2º turno; rejeição a petista vai a 27%


Pesquisa Datafolha publicada na Folha desta terça mostra que, a seis dias da eleição presidencial de 3 de outubro, a disputa está muito perto do segundo turno.
Em cinco dias, a intenção de voto na petista Dilma Rousseff caiu de 49% para 46%.

Em duas semanas, a vantagem de Dilma sobre os demais concorrentes caiu de 14 para apenas dois pontos.
Ela cai ou oscila negativamente em todas as regiões e estratos da população.
A petista também atingiu seu índice mais alto de rejeição: 27%.

Informa a Folha:
“Uma das maiores baixas [de Dilma] (queda de 5 pontos nas intenções de voto - 3,6 MILHÕES de eleitores) se deu entre os que ganham de 2 a 5 salários mínimos (entre R$ 1.021,00 e R$ 2.550,00).
Cerca de 33% da população brasileira se encaixa nessa faixa de renda.
Dilma vem perdendo votos desde a segunda semana de setembro.
Foi quando o escândalo envolvendo tráfico de influência na Casa Civil levou ao pedido de demissão de sua ex-principal assessora, Erenice Guerra.
De lá para cá, o total das intenções de voto em Dilma caiu de 51% para 46%.
Já a soma de seus adversários subiu de 39% para 44%.
A pesquisa mostra também que houve forte “desembarque” da candidatura Dilma entre as mulheres (queda de 47% para 42%) e entre os eleitores mais escolarizados, com curso superior.
A queda foi de sete pontos, de 35% para 28%.
Nessa faixa de escolaridade, Dilma já é a terceira colocada na disputa presidencial (tem 28%), atrás de Serra (34%) e Marina (30%).”

Em termos regionais, os eleitores que vivem nas capitais do país ou em suas regiões metropolitanas foram os que mais desembarcaram da candidatura Dilma.
Enquanto no Sul Dilma e Serra estão empatados nos limites da margem de erro, a petista continua forte apenas no Nordeste, mesmo tendo caído quatro pontos na região.

O passado e os números
Em 2006, o primeiro turno da disputa ocorreu no dia 1º de outubro.
O Datafolha publicou, então, uma pesquisa na qual Lula aparecia com 49% das intenções de voto, e o tucano Geraldo Alckmin, com apenas 31%; Heloísa Helena, do PSOL, vinha com 7%.
Computadas as urnas, o candidato do PSDB obteve 41,64% dos votos válidos; o petista, 48,61%, e a candidata do PSOL, 6,85%.

Conforme o esperado, o Datafolha dá o primeiro passo para corrigir as pesquisas.
E o Ibope vem aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário