sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Acredite quem quiser


Presidenciáveis expõem planos de governo em debate promovido pela sociedade civil.
Na noite desta quinta-feira, 23, aconteceu em Brasília o debate dos presidenciáveis, promovido pela Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP),entre outras, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Os candidatos, como nos outros debates em que participaram, reafirmaram suas posições e seus planos de governo, caso venham a ser eleitos no dia 3 de outubro.
Logo na primeira pergunta, “Quais suas três prioridades caso seja eleito?”, dirigida os quatro presidenciáveis quiseram deixar evidente a sua simpatia pelo cristianismo.

No segundo e terceiro bloco, os candidatos responderam sobre os mais diversos assuntos: pré-sal, reforma tributária, educação, saúde, fortalecimento da economia, aborto, cultura da paz, segurança, igualdade social, corrupção e meio ambiente.

O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, perguntou à candidata Marina Silva como a candidata pretende tratar a questão do aborto, considerando que sua posição contraria a orientação de seu partido.

“Defendo a vida como princípio e faço isso independentemente da religião que professo.
Faria por questão filosófica e humana.
Eu não defendo o aborto e para resolver essa polêmica situação eu faria no meu governo um plebiscito para que a sociedade debata com clareza o ponto
”, disse Marina.

Dilma comentou a resposta da Marina dizendo ser contra o aborto.
“Minha posição é clara sobre o assunto e não sou favorável ao aborto.
É uma questão de saúde pública e de defesa da mulher”.


Um estudante de Direito da UCB, escolhido para representar os estudantes, questionou a candidata petista se ela aceitaria, em sua base aliada, candidatos reconhecidamente “fichas sujas”.
A candidata disse que não.
“Nunca permitiria fichas sujas no meu governo.
E considero que essa questão é muito séria e, principalmente neste momento, acho oportuno reafirmar que é muito oportuno para a democracia a Ficha Limpa”.


Na despedida, os candidatos aproveitaram seu minuto final para pedir o voto dos eleitores.
Todas as emissoras de TV de inspiração católica transmitiram o debate.
Leia mais no site da CNBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário