segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Semente da Resistência

Trecho da reportagem de capa de VEJA, de autoria de Fábio Portela:

Ou a liberdade de imprensa ou o pântano da censura
*
Os reflexos da sucessão de escândalos que fizeram a lama subir até o gabinete mais próximo da Presidência da República e derrubaram até agora sete servidores fizeram-se sentir pela primeira vez nas pesquisas eleitorais divulgadas na semana passada (…).
A queda provocou uma violenta reação do governo.
Não contra os acusados de malfeitorias e corrupção na Casa Civil, de onde emanaram os episódios mais cabeludos, mas contra quem os denunciou.
Em uma série de comícios e entrevistas, o presidente Lula dedicou a semana a desferir ataques contra a imprensa com uma virulência inédita.
(…)
Nos países democráticos, a liberdade de imprensa não é um assunto discutível, mas um dado da realidade.

Quando um presidente da República tenta enxovalhar a imprensa que o critica e ameaça “derrotá-la”, significa que acaba de adentrar o temível pântano da censura - e pouca coisa pode ser mais deletéria do que isso para uma democracia.
Ao sujar suas botas nesse lodo, Lula se aproxima do que há de pior na política da América Latina.
Trilha o caminho dos caudilhos e ombreia-se com tiranetes do porte de Hugo Chávez, o presidente venezuelano que, para não ver suas próprias contradições expostas, solapou jornais, emissoras de rádio e chegou a fechar o principal canal de TV da Venezuela, a RCTV.


Vale a pena ler a íntegra da reportagem na Revista Veja.
É uma lição de jornalismo.
Por revelar a existência de um balcão de negócios escusos na Casa Civil da Presidência da República, VEJA e os grandes jornais foram chamados de “golpistas”.

Pela primeira vez, porém, houve uma forte reação de pessoas de consciência, que assinaram um manifesto pela manutenção do direito constitucional à liberdade de expressão e foram às ruas de São Paulo denunciar a veia autoritária do PT.
Leiam, assinem e divulguem o "Manifesto em Defesa da Democracia".
Como símbolo de resistência democrática, dificilmente se poderia produzir uma manifestação mais enfática.
Leiam mais sobre os ataques que o exercício da imprensa livre vem sofrendo no Brasil no texto "A Semente da Resistência".

Nenhum comentário:

Postar um comentário