terça-feira, 28 de setembro de 2010

Biografia: FHC e o Prestígio Internacional


Biography: Fernando Henrique Cardoso
Estreia dia 28/9, terça-feira, com exibição em dois horários: 18h e 22h
Reapresentação: 02/10, sábado, às 19h

Exibição especial: The History Channel – dia 1/10, sexta-feira, às 23h

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é tema de programa exclusivo do The Biography Channel
Uma produção nacional, a biografia também será exibida no canal The History Channel


Sociólogo, cientista político e intelectual de prestígio, Fernando Henrique Cardoso desenvolveu sólida carreira acadêmica e política.
Responsável pelo lançamento do Plano Real, foi presidente do Brasil de 1994 a 2002.
Referência no País e no mundo, o intelectual é homenageado pelo The Biography Channel na produção nacional Biography: Fernando Henrique Cardoso, que estreia dia 28/9, terça-feira, em dois horários: às 18h e às 22h, e terá exibição especial dia 1/10, sexta-feira, às 23h, no The History Channel.

O programa revela a trajetória política incomum de FHC, que saltou do cargo acadêmico diretamente para o Senado, depois ministro e presidente da república.
Professor emérito da Universidade de São Paulo, representou a ascensão de um novo grupo ao poder, sem vínculo com o latifúndio.

Líder estudantil no colégio, Fernando Henrique já demonstrava traços de aptidão política ao se expressar com desenvoltura, defender opiniões controversas e conciliar interesses antagônicos.
Formado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, foi professor pela mesma instituição, descrito pelos colegas como um intelectual de esquerda com ideias próprias.
Eleito senador em 1983 e depois reeleito, participou como relator da nova Constituição Brasileira em 1988.
Abandonando o MDB, por divergências políticas, funda o PSDB - Partido Social-Democrata Brasileiro.

Ministro das Relações Exteriores e da Fazenda no governo de Itamar Franco, foi responsável pelo lançamento do Plano Real, projeto de substituição monetária que trouxe estabilidade para o País, após anos de inflação galopante.
Conquistando projeção política inédita, foi eleito em 1994 presidente no primeiro turno.

Em seu governo adotou medidas radicais para a estabilização econômica do País..
Fernando Henrique também impressionou interlocutores internacionais ao discursar na língua nativa dos países que visitou.
Com a popularidade do Plano Real, aprovou uma emenda que permitiu sua própria reeleição, em 1998, novamente no primeiro turno.

Ao deixar a presidência, retomou a carreira acadêmica e continuou atuando como conselheiro do PSDB e integrante de diversos órgãos internacionais de estudos para políticas públicas. Eleito pelas publicações Prospect e Foreign Policy um dos intelectuais públicos mais importantes do mundo, atualmente preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso.

Fonte: Line-up

3 comentários:

  1. Tenho orgulho de ter eleito FHC, um brasileiro que sempre se destacou na sociedade. Lamento que o povo brasileiro não possua recursos e interesse para compreender que a retomada da economia foi realizadoa pelo seu governo. Lamento mais ainda que nosso atual presidente se encontra no mesmo patamar intelectual e de integridade da maioria da população. Um presidente de caracter jamais deveria se apossar das realizações de outros governos.

    ResponderExcluir
  2. Ao assistir os debates das eleições, fiquei impressionada como o nome de FHC, um presidente que fez tanto pela economia do Brasil foi tão injustiçado nesta campanha. Via como a presidente eleita Dilma Roussef denegriu a imagem de um grande estadista como o presidente FHC. Acho que usar com maus própósitos o nome de alguém para se promover é uma fraude e uma vergonha para um país que se diz democrático. O PT, Dilma e Lula deveriam pelo menos considerar e reconhecer tudo que o Presidente Fernando Henrique Cardoso fez pela economia do Brasil e respeitar isso. Isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  3. FHC ISSO É UMA VERGONHA!!!
    http://www.youtube.com/my_videos?feature=mhum

    ResponderExcluir