terça-feira, 29 de março de 2011

Mídias tradicionais perdem campo para as mídias sociais.

Autor: Newton Alexandria

As pessoas estão cada vez mais absorvidas em múltiplas atividades do dia a dia.
Os dias e as horas continuam com a mesma duração, mas as ocupações se estenderam.
Assim, pessoas que com mais frequência liam jornais e revistas, ouviam rádio e assistiam à TV, agora passam a buscar predominantemente a internet para se informar, se entreter e tudo mais, de forma objetiva e dinâmica.

Com audiências cada vez menores, as mídias tradicionais, especialmente a TV e os jornais, perdem cada vez mais anunciantes, que veem que os retornos sobre investimentos (ROI) em divulgação e propaganda são cada vez menores por esses canais.

A TV tem cada vez maior oferta e concorrência entre as emissoras, que parecem oferecer conteúdos sempre seguindo o mesmo padrão, com segmentação praticamente nula, enquanto a internet é um canal extremamente diversificado e com conteúdos à disposição e à escolha farta por apenas um clique.
Sem contar que parte considerável das gerações X, Y e Z já assiste à TV pela própria internet.

É nesse novo (?) cenário que as mídias sociais, novas mídias vêm com força total.
Aliás, elas são a chave para a comunicação daqui para a frente.
Seja em conjunto com as mídias tradicionais ou isoladamente, elas são decisivas para a maior aproximação de consumidores e marcas de todos os segmentos e matizes.
As próprias mídias tradicionais já se apoiam nas novas mídias para segurar a audiência.

E o Brasil está nas primeiras colocações em acesso e consumo na internet.

As mídias tradicionais não morrerão, mas é certo que dividirão entre si a menor fatia do público, enquanto crescerá a escolha pelas mídias sociais atuais e por outras que ainda estão por vir.

A mensagem a deixar é que, num caminho que parece irreversível, as mídias tradicionais a cada dia chamam menos a atenção das pessoas, em detrimento da internet, onde buscam se comunicar, se informar, compartilhar, se divertir, consumir, trocar, dividir, e sua empresa precisa aderir a esse universo, com estratégias bem pensadas e boas práticas.

Você tem duas escolhas: ver a internet como uma grande vilã ou se aliar a ela.

Agora, um admirável mundo novo surge a cada dia.
Esteja atento!
Íntegra AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário