terça-feira, 15 de novembro de 2011

PROTESTOS ANTICORRUPÇÃO

Protestos anticorrupção serão realizados em 33 cidades no feriado
No Rio, ato na Cinelândia terá varal onde denúncias de desvios serão expostas

Bruno Góes
Juliana Castro
O Globo


O feriado da Proclamação da República, dia 15 de novembro, celebrado nesta terça-feira, deverá servir de pretexto para milhares de brasileiros saírem às ruas em protesto contra a corrupção.

No Rio de Janeiro - às 10h em Manguinhos e às 15h na Cinelândia - e em pelo menos outras 32 cidades do país, manifestantes convocados pela internet vão apoiar iniciativas como a Lei do Ficha Limpa e pedir o fim da impunidade.
No Centro do Rio, o movimento "Todos Juntos Contra a Corrupção" vai montar um varal para pendurar notícias de denúncias e cartazes de protesto:

- A ideia é colocar o máximo de notícias sobre corrupção desde que começou essa onda de denúncias. Comprei uma corda de 300 metros e espero que as pessoas possam colocar lá o que a gente vê todo dia - diz Cristine Maza, uma das organizadoras do protesto.

Copacabana também deveria receber uma manifestação, organizada pelo Movimento 31 de Julho, porém a chuva adiou o protesto para o domingo, dia 20, no mesmo local e horário: Avenida Atlântica, porto 4, às 15h.
A programação também permanece a mesma, com apresentação de um grupo de hip hop de uma comunidade da Zona Sul e de uma coreografia, ambas preparadas especialmente para o evento.
A ONG "Rio de Paz", responsável pelas vassouras que ficaram famosas desde o protesto na praia de Copacabana no dia 19 de setembro, também vai participar e levar adereços simbólicos: desentupidores de vaso, as vassouras e dois vasos sanitários (um para baixo e outro para cima, com uma torre no meio - simbolizando Brasília).

Criticados por não possuírem uma pauta comum, os manifestantes se organizaram pelo Facebook: além da aplicação imediata e integral da Lei da Ficha Limpa, cujo julgamento está em curso no STF, eles devem levantar a bandeira do voto aberto no Congresso, da aprovação do projeto que torna corrupção crime hediondo e do limite à imunidade parlamentar.

Em São Paulo, estudantes vão acampar em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), do dia 14 para o feriado, para fazer um ato também simbólico: escrever uma palavra - ainda não revelada - com cinco mil velas acessas.
A partir das 14h, o grupo vai ganhar a companhia de outras pessoas que estão sendo convocadas pelas redes sociais para a passeata.

A capital paulista será também palco de um congresso no dia 9 dezembro - Dia Internacional de Combate à Corrupção -, organizado pelos mesmos movimentos que divulgam a passeata anticorrupção no estado.
Eles já fizeram convites a intelectuais, juristas, sociólogos e auditores de contas públicas.

- Teremos uma rodada de palestras e essas pessoas vão falar que iniciativas são boas e ruins, o que é ou não constitucional.
A intenção é sair desse encontro com uma proposta oficial para entrar em petição pública e recolher assinaturas, nos mesmos moldes do que aconteceu com o Ficha Limpa
- explica Carla Zambelli, uma das organizadoras da marcha em São Paulo.

Ao contrário das outras duas vezes, Brasília não vai participar da mobilização nacional, por se tratar de um feriado prolongado, onde muitas pessoas deixam a cidade.

Confira o horário e o local do protesto na sua cidade AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário