sexta-feira, 25 de maio de 2012

Freire critica falta de competência, ousadia e imaginação no pacote do governo

Por: Valéria de Oliveira

Freire critica falta de competência, ousadia e imaginação no pacote do governo
Freire condena prática do governo de incentivo exagerado ao consumo
 
O deputado federal Roberto Freire (SP), presidente nacional do PPS, disse, nesta quarta-feira, que o pacote econômico do governo federal carece não só de ousadia, “mas também de competência e de imaginação”. 
 
Para ele, isso fica demonstrado na insistência em políticas de incentivo ao consumo exacerbado, que já trouxeram um recorde de inadimplência, e "na fixação de um cacoete lulodilmista, de conceder beneficios quase que unicamente à industria automotiva".

O consumo é importante quando corresponde a um crescimento REAL dos investimentos e da produção.

Quando é criado quase artificialmente, com uma enxurrada de crédito de qualquer forma, com todas as facilidades e com incentivo desbragado para consumir é, evidentemente, arriscado, porque pode provocar bolhas econômicas.

"Não devemos esquecer, mesmo guardando as proporções das respectivas economias, do que aconteceu nos Estados Unidos com a bolha do subprime habitacional, causa direta da grande crise que enfrentou o sistema capitalista mundialmente”, afirmou.

Consumo e inadimplência

O deputado fez essa crítica durante a reunião que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participou no Senado.

“O pacote tem um erro de concepção, pois tenta retomar níveis de consumo que, em alguns aspectos e no momento mostram certa saturação no mercado. E mais, com o agravante de que o endividamento das famílias, principalmente as de mais baixa renda, está muito alto e começa a ser cobrado, vide o claro e exponencial crescimento da inadimplência".
(...)

Só automóveis

Segundo Roberto Freire, quando trata do problema da desindustrialização, “o governo só enxerga a indústria automotiva”. Ele ironizou:

“Vai ver é cacoete de que Lula era trabalhador que surgiu nos sindicatos da região do ABC, fundamentalmente vinculado às montadoras. Tudo é feito com foco nesse setor”.

Mais AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário