domingo, 23 de março de 2014

POVÃO BRASILEIRO É SEMPRE O ÚLTIMO A SABER

“Assassinato de Reputações” no Top New do ICIJ Mundial

Fábio Pereira Ribeiro - EXAME





Existe um silêncio ensurdecedor no Brasil, mas lá fora, nem tanto.

O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ – The International Consortium of Investigative Journalists) apresentou este ano, seu ranking dos novos livros que marcam o jornalismo investigativo para 2013/2014, e adivinha, temos um livro brasileiro, e que por sinal é um marco descritivo das verdades históricas, e recentes, do Brasil.

A obra, “Assassinato de Reputações – um crime de Estado”, dos autores, Romeu Tuma Junior e Claudio Tognolli, publicado pela editora Topbooks, conseguiu destaque pelo conselho internacional. Não é para menos, a obra que traz todo um histórico do delegado de polícia e ex-Secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior, mexe com o atual momento político do Brasil, considerando o próprio passado recente do país.

Os livros “Top New” do ICIJ, configuram os melhores trabalhos investigativos do jornalismo internacional. Além de diversos trabalhos sobre espionagem, narcotráfico, guerras e relações internacionais, o trabalho de Tuma Junior e Tognolli constitui um novo marco no jornalismo investigativo. Este marco, já representa mais de 15 semanas nas primeiras posições dos livros mais vendidos no Brasil.

O mundo não está em silêncio, será que o Congresso e o Senado ficarão em silêncio? Vamos esperar cenas dos próximos capítulos, principalmente da história recente do Brasil.

O trabalho tem um peso do jornalista Claudio Julio Tognolli, 50 anos. Tognolli é Professor da ECA-USP e da Unifiam-FMU. Mestre em psicanálise da comunicação e doutor em filosofia das ciências pela USP. Formado em jornalismo pela ECA. Autor de 12 livros. Diretor fundador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji, e membro brasileiro no International Consortium of Investigative Journalism. Ganhou prêmios como o Grande Prêmio Folha, Jabuti e Esso. Trabalhou em Veja, AOL, Jornal da Tarde, revistas Joyce Pascowitch, Rolling Stones, Galileu, Consultor Jurídico e Caros Amigos, e radios CBN, Jovem Pan e Eldorado. Pela Folha de S. Paulo foi correspondente nos EUA e repórter especial. Formou-se em composição com o maestro Hans Joachimm-Koellreutter.

Para ver o “Top New” do ICIJ: http://www.icij.org/blog/2012/11/icijs-investigative-reading-list

Nenhum comentário:

Postar um comentário