sexta-feira, 18 de julho de 2014

UM POUCO DE HISTÓRIA ANTES DO PRÓXIMO POST

Relembre casos de aviões civis abatidos durante a Guerra Fria


Ainda se sabe muito pouco sobre o caso do Boeing-777, da Malaysya Airlines,caiu em território ucraniano nesta quinta-feira, dia 17 de julho. O avião fazia o trajeto Amsterdã – Kuala Lumpur e passava por cima de Donetsk, no leste da Ucrânia, quando caiu - e há suspeitas de que o voo teria sido abatido por rebeldes pró-Rússia.

E enquanto não temos confirmações sobre as causas do acidente, relembramos um caso similar ocorrido ainda na União Soviética, em 1983. Durante o período de Guerra Fria, um avião civil coreano, realizando o voo KAL 007, foi derrubado por jatos soviéticos, matando 269 pessoas. A aeronave era um Boeing 747, que partiu do aeroporto JFK de Nova York no dia 31 de agosto de 1983.

A justificativa dos soviéticos foi a de que o avião teria ultrapassado espaço aéreo restrito e que via isso como uma provocação americana. O presidente americano da época, Ronald Reagan, chamou o caso de “o massacre da linha aérea coreana”.

A União Soviética admitiu derrubar o voo KAL 007, mas segundo o porta-voz do país, os pilotos dos caças não estavam cientes de que era um avião repleto de passageiros civis. Como a aeronave vinha de Nova York, os soviéticos consideravam que se tratava de uma provocação de militares americanos - e resolveram testar seu poder de fogo contra o veículo.

E o caso do KAL 007 não foi o primeiro do tipo. O KAL 902 foi outro voo coreano interceptado por caças soviéticos no ar. O incidente ocorreu em 1978, próximo de Murmansk, mas as fatalidades foram menores: duas pessoas morreram, mas os outros 107 passageiros e tripulantes sobreviveram após um pouso de emergência sobre um lago congelado.

Os incidentes ficaram marcados na história do conflito, atraindo uma onda de protestos ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário