sexta-feira, 25 de julho de 2014

MINISTRO INTERCEDEU POR PAULO MALUF PARA LIMPAR A BARRA NA INTERPOL

Por: Rodrigo Vilela

Encontros de Maluf com Cardozo ocorreram após pepista apoiar candidatura de Haddad (PT)

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) revelou, em entrevista ao programa Poder e Política, que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, intercedeu por ele junto ao governo dos Estados Unidos para tirar seu nome da lista de procurados da Interpol. Cardozo enviou ao governo norte-americano um comunicado perguntando a respeito da possibilidade de Maluf ser ouvido no Brasil sobre a acusação de usar instituições do país no suposto desvio de dinheiro na construção da avenida Água Espraiada, hoje Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo. O fato foi confirmado pelo Ministério da Justiça.
Ministério da Justiça confirmou que Cardozo (foto) enviou comunicado ao governo dos EUA (Foto ABr)Ministério da Justiça confirmou que Cardozo (foto) enviou comunicado ao governo dos EUA (Foto ABr)
De acordo com o ministério, o caso de Maluf foi o único até agora com essas características: brasileiro, com residência fixa e com aviso de procurado na Interpol -para ser preso nos EUA- requerendo o direito de ser ouvido no Brasil, mas se outro cidadão, nesta condição, solicitar ajuda ao governo, será atendido.
Coincidentemente Maluf e seu advogado só procuraram José Eduardo Cardozo quando o deputado e seu partido, o PP, apoiaram a campanha do petista Fernando Haddad pela Prefeitura de São Paulo, em 2012. O deputado se encontrou com o ministro mais de uma vez nos últimos dois anos para tratar do assunto, mesmo após o governo estadunidense negar o pedido de Maluf.
Na entrevista, o deputado ainda criticou a postura do governo brasileiro. “O que estranho é que um brasileiro não tem a mesma defesa do governo brasileiro que teve o Cesare Battisti, este sim criminoso, assassino, matou gente na Itália. Está condenado pela Justiça italiana e recebeu asilo aqui”, dispara Maluf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário