sábado, 19 de julho de 2014

ENQUANTO DISTRAÍMOS COM FUTILIDADES...



Rússia pretende reabrir antiga base soviética em Cuba, a 250 km dos EUA.

DA REUTERS

A Rússia negocia secretamente um acordo provisório com Cuba para reabrir uma grande base da era soviética na ilha caribenha, de onde o país espionou os Estados Unidos, disse uma fonte do setor de segurança da Rússia nesta quarta-feira (16).

Confirmando uma reportagem do jornal russo "Kommersant", segundo o qual a ação teria sido acertada em princípio durante a visita do presidente Vladimir Putin a Cuba na semana passada, a fonte disse à Reuters que a estrutura de um acordo foi combinada no encontro.

O Kremlin não comentou o assunto. A base foi fechada em 2001 para reduzir custos.

Segundo o "Kommersant", as discussões sobre a reabertura da base começaram anos atrás, e se intensificaram neste ano, com a deterioração das relações entre Rússia e Estados Unidos após a crise ucraniana e a anexação da Crimeia pelos russos.

O diário russo não deu detalhes financeiros sobre o acordo, mas lembrou que pouco antes da visita de Putin à ilha, a Rússia perdoou 90% da dívida de US$ 32 bilhões que Cuba tinha com a ex-União Soviética.

GUERRA FRIA

No auge da Guerra Fria, a base de Lourdes, ao sul da capital cubana, Havana, teve até 3.000 funcionários e foi o maior centro de operações de Moscou no exterior para a coleta de informações a partir de sinais de rádio.

Criada em 1964, logo após a Crise dos Mísseis, e localizada a 250 quilômetros da costa dos Estados Unidos, a base também foi usada para facilitar as comunicações de navios russos.

A crise se deu após a decisão de Moscou, em 1962, de posicionar mísseis nucleares em Cuba, e é lembrada como o momento da Guerra Fria em que o mundo esteve mais próximo de um conflito nuclear entre Estados Unidos e União Soviética.
*

Leiam também matéria de El País, trecho traduzido abaixo:

"Dentre todos o pacote destacam-se, especialmente as negociações na defesa, Rússia e Brasil estão correndo há vários anos a venda por Moscou, de um sistema de defesa para as forças armadas brasileiras. O documento assinado segunda-feira especificado que, em agosto deste ano, representantes do Brasil irão participar nas manobras ou demonstração deste sistema de defesa. Também na reunião foram selados acordos em outros setores estratégicos como a aeronáutica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário