quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lição de Democracia: Estado eficiente = Cidadão forte

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo adotou um instrumento de Pesquisa de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde – SUS/SP - com o principal intuito de conhecer o grau de satisfação dos pacientes que se utilizaram de serviços de saúde do SUS do estado.
Esta Pesquisa utilizou o método de encaminhamento de cartas padrão aos usuários de unidades de saúde do SUS/SP, cujos atendimentos haviam sido registrados nos sistemas de informação oficiais do SUS.
As cartas continham informações sobre os procedimentos de saúde realizados e, ainda, solicitavam resposta aos pacientes por meio de “Cartão Resposta” (impresso), por telefone ou meio eletrônico, sem quaisquer custos para os usuários, sobre questões simples e padronizadas (múltipla escolha), para avaliação do serviço prestado pela unidade.
Trata-se de estratégia para avaliar a dimensão subjetiva dos serviços prestados, isto é, a percepção do usuário sobre as unidades de saúde e os procedimentos ali realizados.
Além disso, a pesquisa permitiu a identificação de possíveis irregularidades na prestação de serviços ao SUS, como por exemplo, os procedimentos registrados nos sistemas de informação (para efeito de pagamento) e não realizados efetivamente, as cobranças ilegais aos pacientes, entre outros.
Portanto, resumidamente, a pesquisa teve como objetivos estabelecer um canal direto de comunicação com o usuário do SUS/SP, por meio do qual é possível obter informações úteis para conhecimento da qualidade dos serviços de saúde do sistema, auxiliar no aperfeiçoamento da gestão pública da saúde, na capacidade de tomada de decisões dos gerentes e gestores públicos e, assim, melhorar as características do atendimento prestado pelo setor público de saúde aos cidadãos.

Mais informações e resultados da pesquisa Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário