sexta-feira, 15 de abril de 2011

FHC propõe reflexão – e a reação é a burrice

:: A um artigo cheio de idéias, reage-se como uma torcida num Fla-Flu.
Por Sérgio Vaz

Às vezes parece que o Brasil não merece Fernando Henrique Cardoso.

Seu artigo “O Papel da Oposição”, escrito para a revista Interesse Nacional e publicado na íntegra no Blog do Noblat, é, como tudo o que FHC escreve, brilhante, fascinante, sério e profundo sem ser chato.
Ao contrário: o texto dele está cada vez mais gostoso, fácil de ler, agradável.

Fernando Henrique traz à baila, para que sejam discutidas, diversas idéias, variadas informações.
Entre elas:

- A oposição “não pode se acomodar com a falta de autocrítica e insistir em escusas que jogam a responsabilidade pelos fracassos no terreno ‘do outro’”;

- O PT é “contorcionista”; sua defesa do socialismo é só para enganar trouxas; nacional-desenvolvimentismo é só uma etapa; o que ele busca é o hegemonismo – e a oposição deveria expor isso;

- Setores da oposição, mesmo no PSDB, ainda acreditam nas “mensagens atrasadas do esquerdismo petista ou de sua leniência com o empreguismo estatal”;

- O petismo no governo tem diminuído o papel político dos governadores, “bastião do oposicionismo em Estados importantes”: “a relação entre prefeituras e o governo federal saltou os governos estaduais e passou a se dar mais diretamente com a presidência da República, por meio de uma secretaria especial colada ao gabinete presidencial”.

São apenas uns poucos exemplos de tópicos importantes que Fernando Henrique coloca na mesa para discussão.

E o que fazem os jornais e os próprios líderes dos partidos de oposição?
Apegam-se única e exclusivamente à frase em que o ex-presidente usa a palavra “povão” – uma frase, de resto, de perfeita lógica, carregada de sentido:

“Enquanto o PSDB e seus aliados persistirem em disputar com o PT influência sobre os ‘movimentos sociais’ ou o ‘povão’, isto é, sobre as massas carentes e pouco informadas, falarão sozinhos”.

O sociólogo tarimbado, o político que na presidência fez este país avançar uma enormidade, o presidente de honra do maior partido de uma oposição hoje em frangalhos propõe uma discussão, apresenta diversas idéias, considerações – e a reação é toda em cima da palavra ‘povão’.

No meio das declarações apatetadas dos líderes oposicionistas, só Dora Kramer veio defender a inteligência, em seu artigo desta quarta-feira no Estadão.
A pensata de Fernando Henrique sobre o papel da oposição, disse ela, não requer apoio ou repúdio, mas um exame detido.
“É um roteiro”, escreve ela.
“Que pode ser visto como um convite à reflexão sem que necessariamente se concorde em tudo com ele.”

É para refletir, meu Deus do céu e também da terra.
Não é para gritar palavras de ordem como se fosse um Fla-Flu.

O problema é este: às vezes a oposição – e até a imprensa – fazem um esforço danado para demonstrar que o país está condenado à burrice.
Que não merece Fernando Henrique Cardoso.

AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário