quarta-feira, 11 de maio de 2011

Inflação: situação do país em relação aos vizinhos não é boa

Míriam Leitão - NA CBN
Publicado em O Globo

Matéria de hoje do jornal O Globo mostra que nos países vizinhos, que cresceram muito no ano passado, exceto a Venezuela, a inflação em 12 meses é menor do que no Brasil.

É preciso olhar em volta, para os nossos vizinhos que têm histórias parecidas com a do Brasil, para ver que a situação não está nada boa; se compararmos com a de outros emergentes, como Rússia e Índia, está um pouco melhor.

Estão fora do jogo a Argentina, que manipula os índices de preços, e a Venezuela. Tirando esses dois países, só o Uruguai tem inflação maior do que a nossa.

Os emergentes estão com inflação mais alta, e os desenvolvidos alertam que eles precisam combater isso, restringir o ritmo de crescimento, mas ela também tem ameaçado os próprios países ricos.

O Brasil tem uma história recente de inflação e não pode brincar com isso, porque parte dos preços ainda é corrigida pela inflação passada.
E foram esses preços administrados que aumentaram muito, e não os livres.
O dólar baixo tem ajudado o país, puxando a inflação para baixo.

Nos próximos meses, o resultado mensal vai cair, e o meu medo é que o governo considere isso como uma vitória e baixe a guarda.
Não pode, porque apesar de o dado mensal desacelerar, o acumulado em 12 meses continuará aumentando.
Não podemos correr o risco de aceitar mais inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário