domingo, 18 de novembro de 2012

ABUSO DE PODER POLÍTICO NO ACRE

MPE pede cassação do prefeito eleito Marcus Alexandre e inelegibilidade do governador Tião Viana
Blog de Altino Machado

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Acre a cassação do diploma e a inelegibilidade do prefeito eleito de Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), e do vice, Márcio Batista (PCdoB), por desvio, abuso do poder político e de autoridade.

O promotor de Justiça Rodrigo Curti, que assina a ação de investigação judicial eleitoral, afirma que, devido à potencialidade lesiva, a normalidade, legitimidade, lisura e a isonomia das eleições municipais de Rio Branco foram severamente abaladas.

O MPE também pede que seja declarada a inelegibilidade do governador Tião Viana (PT), do deputado estadual Edvaldo Souza (PSDC), além Glenilson Figueiredo, diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), com aplicação da sanção para as eleições a se realizarem nos próximos oito anos.
Moradores do bairro Caladinho, o mais pobre e violento da capital acreana, viviam na iminência de serem expulsos de suas casas até o ano passado.

De acordo com o MPE, nas vésperas das eleições, os moradores receberam os títulos de seus lotes, falsamente denominados “definitivos”, com promessas feitas, durante campanha no bairro, pelo candidato eleito do partido do atual governo e por seus cabos eleitorais, no sentido de que a futura administração da prefeitura de Rio Branco daria prioridade às obras de infraestrutura do bairro.

- Eles diziam que as obras somente seriam possíveis caso Marcus Alexandre fosse eleito. Era como se o governo estadual e municipal estivessem fazendo um favor para aquela comunidade. Um verdadeiro absurdo, que mostra, mais uma vez, a utilização da administração pública com vistas a favorecer os candidatos eleitos. Evidente, assim, o abuso de poder político – disse Rodrigo Curti ao Blog da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário