sábado, 17 de novembro de 2012

O DESCONHECIDO ANDREAZZA


Por Carlos Chagas


FotoMÁRIO ANDREAZZA
(Prefácio do jornalista Carlos Chagas para o livro sobre o ministro Mário David Andreazza, elaborado e editado pela família.)

Sem ser engenheiro, por haver optado pela Escola Militar das Agulhas Negras, mesmo depois de aprovado no vestibular para a Faculdade  de Engenharia do Rio de Janeiro, Mário David Andreazza inscreve-se na relação dos maiores realizadores de obras públicas que o Brasil já teve,  em toda a nossa História. 

Importa pouco, neste prefácio, falar da ação do ministro dos Transportes e, depois, do ministro do Interior, nos anos em que o país  mais se desenvolveu materialmente.  Nos capítulos seguintes, o leitor  encontrará provas e evidências das centenas de   realizações responsáveis pela  nossa inclusão no rol das nações que romperam o desenvolvimento atormentado da primeira metade do século XX para chegar à afirmação real  de nossas potencialidades.


(Continuação do prefácio para o livro sobre Mário David Andreazza, ministro dos Transportes nos governos Costa e Silva e Garrastazu Médici e ministro do Interior no governo João Figueiredo). 
Nem tudo eram obras e realizações. Havia mil obstáculos laterais a enfrentar. Um deles, o da repressão, mesmo  nos tempos  em que Costa e Silva procurava  neutralizar os seus radicais. 
Andreazza  sofria ao saber que abusos começavam a acontecer com mais intensidade, bem antes da decretação do AI-5.  
Aconteciam também por provocação da esquerda furibunda, aquela que trocava as passeatas por assaltos a bancos e ações violentas. 
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário