segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SE NÃO CONSIDERAM SERRA COMPETITIVO, POR QUE A PREOCUPAÇÃO COM SUA CANDIDATURA?

Partidários de Aécio organizam um ‘fica Serra’

No blog do Josias

Majoritário no PSDB, Aécio Neves autorizou partidários de sua candidatura a organizarem um derradeiro gesto pela permanência do desefeto José Serra nos quadros da legenda. Cogita-se compor uma caravana de congressistas tucanos para executar a coregrafia do ‘Fica Serra’.

É alta no ninho a taxa de irritação com Serra. Porém, alguns tucanos que sabem fazer contas concluíram: o antogonista doméstico de Aécio pode não ser um bom exemplo de unidade. Mas virou um ótimo aviso sobre os riscos da desagregação.

Cumprindo a ameaça de se lançar à corrida presidencial pelo PPS, Serra dividirá o eleitorado emplumado com Aécio. E os dois se converterão instantaneamente em candidatos favoritos a fazer de Marina Silva a adversária de Dilma Rousseff no segundo turno da sucessão de 2014.

Há três dias, após almoçar numa cantina napolitana com a bancada de deputados estaduais do PSDB paulista, o próprio Aécio resumiu o drama em dois raciocínios óbvios:

1. “São Paulo é tão importante que é uma eleição à parte. Se o PSDB não acontecer aqui, não acontecerá em lugar nenhum. São Paulo deverá ter, por parte da direção nacional, atenção especialíssima. É o berço do PSDB.”

2. “O nosso adversário não está dentro do PSDB. Serra tem um papel vital no encerramento desse ciclo de governo do PT. Espero e acredito que trabalhará dentro do PSDB”.

Vence em 5 de outubro o prazo para que Serra decida se deixará ou não o PSDB. Mas ele sinalizou ao PPS, em privado, que poderia abreviar o suspense, decidindo antes. Daí a tentativa da turma do deixa disso de construir desde logo uma atmosfera que favoreça a “permanência honrosa”.

Quem observa de longe o flerte do PSDB com o quarto infortúnio da fase pós-FHC fica tentado a não acreditar mais em paz na Síria e em todo o Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário