quinta-feira, 12 de setembro de 2013

UM NOVO "DIA DO FICO" - NÃO SAI DAÍ, JOAQUIM!

Leiam o que informa o diário do poder:

A expressão “está tudo dominado” tem sido muito utilizada por amigos e interlocutores do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, para recomendar, inclusive em mensagens para seu celular, que abandone a Corte em protesto contra os rumos do julgamento do mensalão, com tendência para rever sentenças e livrar da cadeia 11 réus na ação, entre os quais o ex-ministro José Dirceu.

Advogados que militam em tribunais superiores afirmam que Lula “operou” fortemente no STF, junto a ministros nomeados por ele e por Dilma, pela admissão dos embargos infringentes, para rever o caso.

Condenado por “chefiar a quadrilha do mensalão”, José Dirceu pode se livrar da pena por formação de quadrilha, e escapar do regime fechado.

Observadores experientes do comportamento dos ministros do STF acham que o  mais provável é que o placar pró-mensaleiros será 6×5.

Amigos querem que Joaquim faça mais do que Adauto Lúcio Cardoso em 1971, e explique, em rede de TV, por que não ficaria no STF.

Após ver julgada constitucional a lei de censura do ditador Médici, Adauto Lúcio Cardoso despiu-se da capa de ministro e saiu do STF.
*
Até parece que ditadores se importam com esse tipo de reação. Ao contrário, é tudo o que eles querem para poder se livrar de uma "pedra no sapato".

Abandonar nem sempre significa ATITUDE, como na situação enfrentada por Adauto Lúcio Cardoso que não teve outra saída. Mesmo assim, quem se importou e qual o reconhecimento  desse gesto? 

O mesmo pode vir a acontecer com Joaquim Barbosa, se fizer o que pedem seus amigos, provavelmente vai cair no esquecimento e constar apenas em notas insignificantes dos registros históricos. Enquanto isso, o poder avassalador do partido que está no comando do Executivo, que impera no Legislativo e já avança no Judiciário não contará com mais nenhum foco de resistência, nem que seja apenas uma voz a defender o estado democrático de direito, contrapondo-se publicamente às tentativas de implantação de um Estado Absolutista.

Se Barbosa abandonar seu posto, quem o fará em tempos de rendição total das instituições?

2 comentários:

  1. ME DESCULPE ROSE, MAS DIANTE DE TODA ESSA SITUAÇÃO, RESUMINDO, SE O JOSÉ DIRCEU SE CANDIDATAR A ALGUM CARGO ELE SE ELEGE COM FACILIDADE POIS COM UM POVO MEDÍOCRE QUE SE PREOCUPA SÓ COM NOVELA, FUTEBOL, CARNAVAL, CACHAÇA E TEM COMO CONSELHEIRO ESPIRITUAL A REDE GLOBO E OUTROS LIXOS DA IMPRENSA ESCRITA, NÃO SOBRA TEMPO PARA RACIOCINAR POIS PODE ESTOURAR O NEURONIO.

    ResponderExcluir
  2. Sou obrigada a concordar com você, Luiz Roberto. Não duvido que Zé Dirceu ainda consiga se eleger presidente da República, como deve fazer parte dos planos do partido. Dilma é apenas uma substituta improvisada do companheiro de armas.

    ResponderExcluir