terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Brasil é o único dos Brics que perdeu investimentos


País mostrou retração de 3,9% no investimento estrangeiro direto em relação a 2012; no contexto regional, Mercosul foi o único bloco que perdeu capital

Dilma Rousseff: políticas protecionistas impactaram investimento (Ueslei Marcelino/Reuters)

O investimento estrangeiro direto (IED) caiu 3,9% no Brasil em 2013, para 63 bilhões de dólares, informou um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) divulgado nesta terça-feira. O resultado brasileiro é o único negativo entre os países dos Brics (bloco integrado também por Rússia, Índia, China e África do Sul). Contudo, graças aos investimentos em território chinês e russo, o IED do bloco alcançou 322 bilhões de dólares, alta de 21% em relação a 2012.

O governo da presidente Dilma Rousseff usou o pretexto de fomentar o investimento estrangeiro direto para justificar muitas de suas políticas protecionistas no país. Esse tipo de aporte é considerado capital “de qualidade”, que consiste em injeções diretas no setor produtivo — e não no mercado financeiro, quando é considerado capital especulativo. O aumento de impostos sobre o investimento estrangeiro em títulos de renda fixa, por exemplo, foi uma das medidas criadas pelo Ministério da Fazenda para espantar os especuladores, em meados de 2011. Com a disparada do dólar ocorrida no último ano, muitas das medidas foram desfeitas. Mas a artilharia do governo acertou alvo duplo: colocou para fora especuladores e, também, os ‘bons’ investidores.

Leia também:
FT diz que Brasil perdeu cerca de US$ 284 bi em investimentos em três anos
Brasil perde espaço e está em 4º lugar em ranking de planos de negócios
Bancos preveem desaceleração dos investimentos no Brasil em 2014
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário