quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

DILMA FAZ ROLEZINHO NAS POUPANÇAS



LAVANDERIA CAIXA

MAURÍCIO TERRA DIAS

É preciso compreender de onde partiu a idéia de jerico de que as contas que foram atingidas pela decisão ilegal da caixa de apropriar-se dos seus saldos sob forma de lucro são contas utilizadas para lavagem de dinheiro.
Os bancos oficiais, pela sua importância e gigantismo, são alvo preferencial das ações de fiscalização do BC há algum tempo. Há instruções específicas para localizar e combater atividades criminosas que utilizam-se dos bancos de grande capilaridade para esconder a origem dos recursos que movimentam. Não há nenhuma instrução que garanta ao banco o direito de contabilizar como lucro o saldo dos depósitos provenientes de atividades ilegais. Senão, nenhum traficante conhecido teria conta em banco.
Para tal, os procedimentos internos de compliance, a conformidade da documentação e dos procedimentos de abertura e manutenção de contas às normas do banco e do BC, são verificados à exaustão, para cada conta movimentada, em trabalho de formiguinha. Cada irregularidade é identificada e denunciada, com a finalidade de dar aos gestores a possibilidade de dizer aos auditores: “Não há contas irregulares sob minha gestão”.
Há sistemas nos bancos que identificam a movimentação suspeita, que tem características próprias, e lista-as para que uma análise mais profunda seja efetuada e, se for o caso, o titular da conta seja denunciado. Se algum criminoso encontrar algum meio de burlar todo o sistema de identificação de contas destinadas à lavagem de dinheiro, precisará utilizar documentação falsa de excelente qualidade, mas ficará exposto assim que começar a movimentar os recursos porque esse movimento tem características próprias, que diferem do movimento de quem tem empresas legítimas, fazendas legítimas ou salários legítimos.
Se os responsáveis pelo problema da Caixa tiverem a cara de pau de continuar acusando os donos das contas de lavagem de dinheiro, um crime tipificado em lei, precisarão levar à polícia os nomes dos correntistas, que podem revidar com processo por calúnia, que é a acusação infundada de que alguém cometeu crime. Se eu tivesse uma conta inativa na Caixa, já teria ingressado com processo contra a sua direção pela acusação infundada. Será que esse povo não tem nenhuma vergonha na cara? Será que acreditam mesmo que todo mundo, TODO MUNDO, é idiota a esse ponto? Não há como 500.000 contas fajutas serem abertas e mantidas na CEF ou em qualquer outro banco, considerando as regras de fiscalização e auditoria do BC em vigor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário