sábado, 25 de janeiro de 2014

Grupos protestam pelo Brasil contra a realização da Copa do Mundo

Foto: Av. Paulista neste momento, em protesto contra a Copa.



Estadão

Os protestos contra a realização da Copa do Mundo tiveram início de forma pacífica neste sábado. Em São Paulo, cerca de mil pessoas ocuparam a Avenida Paulista por volta das 17h30 e fecharam os dois sentidos da via. Uma hora mais tarde, os manifestantes desceram a Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, no sentido Centro. Assustados, vários comerciantes fecham as portas quando a multidão se aproximava. Segundo a Polícia Militar, efetivo de dois mil homens estão na área de prontidão.

Pouco antes das 17 horas, jovens leram um manifesto aos policiais no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), onde estavam concentrados desde a madrugada de sexta-feira. Em troca, a PM não enfrentou resistência para revistar barracas armadas pelos manifestantes. O ato é organizado por vários grupos que participaram dos protestos de junho do ano passado, como black blocs, Assembleia Nacional de Estudantes Livre, Periferia Ativa, entre outros. No evento "Não vai ter Copa", 23 mil pessoas confirmaram presença pelo Facebook.

RIO
Parte da pista da Avenida Atlântica, em frente ao hotel Copacabana Palace sentido Botafogo, foi fechada por manifestantes que protestam contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. Às 18h50, o protesto reunia cerca de 300 pessoas. De 20 a 30 black blocs - responsáveis pelas depredações e ações violentas registradas nas manifestações de rua no ano passado - estavam no local. A manifestação continua pacífica, com cerca de 150 policiais militares monitorando a situação.

Mais cedo, um grupo de 150 pessoas se concentrou em frente ao hotel Copacabana Palace (zona sul do Rio) para protestar contra a realização do Mundial. Os manifestantes gritavam palavras de ordem contra a realização do evento promovido pela Fifa. Parte dos grupos distribuiu panfletos para as pessoas que caminhavam na orla e recolheu assinaturas para um abaixo-assinado contra o Mundial. O manifestante que costuma se fantasiar de Batman também participa do protesto, assim como o que imita o Coringa, um dos inimigos do super-herói.

Equipes da Polícia Militar estão na área e até agora não houve problemas. A PM conta com o apoio de um helicóptero, que está sobrevoando a praia de Copacabana, bastante cheia devido ao sábado ensolarado. Grades de ferro foram colocadas na frente do hotel, que espalhou seguranças pela calçada.
(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário