quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PESQUISA MOSTRA QUE GOVERNO DO PT ABANDONOU ESCOLAS RURAIS


Escolas sem biblioteca, água filtrada, energia elétrica e rede de esgoto. Essa é a realidade de pelo menos 508 escolas rurais brasileiras, localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Não bastasse, essas instituições exibem taxas de aprovação e abandono escolar em níveis muito distantes do minimamente adequado.

Essa avaliação faz parte de um estudo do Instituto de Estudos e Pesquisas Sociais e do Agronegócio (Instituto CNA) feito com base nos microdados do censo escolar de 2012, do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. No estudo, realizado no âmbito do Observatório das Desproteções Sociais no Campo do Instituto CNA, essas 508 escolas rurais são classificadas “esquecidas”.

Localizadas em 11 Estados do país, “essas unidades escolares apresentam baixo desempenho escolar, precária estrutura física e demanda mais investimentos do poder público”, avalia o estudo. De acordo com a metodologia da pesquisa, foram classificadas como “esquecidas” as escolas rurais que apresentam taxa de abandono superior a 5% e taxa de aprovação igual ou inferior a 80%. Além disso, as escolas também não têm nenhum dos itens básicos de infraestrutura considerados pelo estudo: biblioteca, computador, televisão, antena parabólica, videocassete ou DVD, água filtrada para os alunos, energia elétrica e rede de esgoto sanitário.

Conforme o Instituto CNA, as 508 escolas representam 0,7% do universo total de escolas rurais, que é de 75,6 mil, conforme os dados do Inep. O Pará é o Estado que mais tem escolas “esquecidas” com 208 unidades, seguido de perto pelo Estado do Amazonas, que teve 202 escolas enquadradas na lista do Instituto CNA. Acre, Rondônia, Roraima, Maranhão, Amapá, Piauí, Bahia, Pernambuco e Mato Grosso também têm escolas rurais “esquecidas”.

De acordo com o Instituto CNA, 46,7% das 508 escolas rurais “esquecidas” estão em áreas diferenciadas, tais como terras indígenas, áreas de assentamentos e remanescentes de quilombos, além de unidades de uso sustentável. A maior parte (53,3%), porém, não está em área considerada diferenciada.

Conforme os dados do estudo, a taxa média de aprovação dos alunos nessas 508 escolas “esquecidas” é de 60,9%, enquanto que a taxa de abandono é de 22,9%.Todas as escolas são de ensino fundamental. Para se ter ideia do problema, a taxa média de aprovação das mais de 75 mil escolas rurais brasileiras é de 86,7% e a taxa média da abandono, de 3,8%.

(Valor Econômico)

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