terça-feira, 16 de setembro de 2014

JÁ PASSOU, CHICO




Maria Helena RR de Sousa


Não vou discutir o Chico Buarque beijando as mãos de Dilma Rousseff. O que é do gosto regala a vida, não é?

Espantoso é o texto assinado por ele e pelo Luis Fernando. Isso me chocou e muito. A Petrobras foi espoliada, vilipendiada, estuprada pelos governos Lula/Dilma e esses dois homens que Deus aquinhoou com talento e inteligência, de glorioso DNA, declaram sua admiração pelo governo PT! É assustador!

O título do manifesto – pelo estilo, até dá para desconfiar da autoria – é ‘A PRIMAVERA DOS DIREITOS DE TODOS: GANHAR PARA AVANÇAR’, e ali podemos ler: "Abandonar esse caminho para retomar fórmulas econômicas que protegem os privilegiados de sempre seria um enorme retrocesso. O brasileiro já pagou um preço demasiado para beneficiar os especuladores e os gananciosos. Não se pode admitir voltar atrás e eliminar os programas sociais, tirar do Estado sua responsabilidade básica e fundamental”. (http://manifesto.dilma.com.br/)

Lula, em surto preocupante, com os olhos esbugalhados e a expressão de quem não sabe bem onde está, diz que os economistas de Marina deviam ser proibidos de falar!

Dilma, sempre a mocinha que estudou em colégio de freiras, como ela gosta de se apresentar ultimamente, palanqueia em BH: — "Acho que, (para) ser presidente, a gente tem que aguentar a barra — disse Dilma, que completou: — Não sou contra as pessoas chorarem, não. Chorar é intrínseco ao ser humano, é o que nos distingue. Mas eu acho que o mais característico nosso, graças a Deus, é que o homem é um bicho que ri, ri até de si mesmo".

Pois é, dona Dilma. Sete são as coisas que nos separam dos outros animais: falar; rir; pensar; ter problemas mentais; apaixonar-se; crer em Deus; e chorar.

Essa última característica merece uma explicação: todos os animais choram, mas somente os humanos vertem lágrimas de emoção. Há quem diga que elefantes e chipanzés choram, mas é complicado afirmar se são lágrimas fruto de emoção ou não. Já com os crocodilos estão todos os cientistas convictos de que eles não choram e que é do tempo dos gregos a lenda segundo a qual os crocodilos fingiam chorar para atrair suas presas.

São muitos os crocodilos em nossa vida política. Há os que apelam até para suas mães terem nascido, coitadas, analfabetas; há os que se gabam de ter resistido à tortura física. Mas esquecem de dizer por que foram presos e maltratados por um Estado abjeto.

Do riso: há os que só sabem rir da desgraça alheia e aí riem a bandeiras despregadas;

Do falar e do pensar: há os que têm um pensamento tão atabalhoado, que não sabem completar uma frase, nem desenvolver um pensamento.

Da paixão: essa é a mais incrível das características humanas. Não tem explicação, e quando tem, é porque não era paixão.

Crer em Deus: essa é a mais gloriosa de todas as características, a meu ver, pois ela nos consola de uma dor, nos dá esperança de um futuro melhor, nos ajuda a vencer as tentações e maus pensamentos e nos leva a cumprir as Leis de Deus, aquelas que verdadeiramente nos distinguem dos animais.

Isso li em um livro escolar sobre biologia. Mas acrescento outra coisa que é exclusiva do homem: mentir.

Mentir, com que gana e volúpia os políticos mentem. Nisso eles são muito humanos. Reparem: ninguém indicou Paulo Roberto Costa para a fatídica Diretoria de Abastecimento da Petrobras. Não foi o Lula, nem a Dilma, nem o Gabrielli, nem a Foster. Vai ver o homem tomou criptonita e baixou naquela cadeira da ex-maior empresa brasileira de todos os tempos, hoje a sombra do que foi.

Mas acho que sei quem o nomeou.

Dona Dilma, num palanque em Belém, disse quatro vezes 'Viva o Açaí!'. Como já foi a Pernambuco inúmeras vezes e nunca disse 'Viva a Cana de Açúcar!' e no Rio Grande do Sul nunca disse 'Viva o Butiá!', concluo que essa laudação ao açaí era um código para bendizer a escuridão que nomeou Paulo Roberto Costa, o bom Paulinho, amigo dos petistas, para a generosa Diretoria de Abastecimento, a que forrou muitos partidos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário