terça-feira, 12 de julho de 2011

A tragédia do Airbus da TAM cai no colo do Lula

Quatro anos depois de acidente com Airbus, MPF denuncia responsáveis
No Claudio Humberto



Foram divulgados na tarde desta terça (12), os detalhes da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil, Denise Abreu, os executivos da TAM, Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro, então diretor de Segurança de Vôo, e Alberto Fajerman, ex-vice-presidente de Operações da companhia.

Os três foram denunciados por permitir que o Airbus A-320 da TAM pousasse no Aeroporto de Congonhas no dia 17 de julho de 2007, quando a aeronave bateu contra o prédio da empresa matando 199 pessoas.
Segundo o procurador Rodrigo de Grandis, os acusados sabiam das péssimas condições de atrito e de frenagem da pista em dias de chuva e, por isso, poderiam ter interferido na decolagem.

Para ele, o diretor de Segurança de Vôo e o vice-presidente de Operações da TAM deveriam ter redirecionado todas as aeronaves da empresa para outros aeroportos, já que a pista de Congonhas não era segura.
Em relação à Denise de Abreu, a acusação cabe pelo fato de ela não ter feito uma inspeção formal na pista, que havia passado por reformas pouco tempo antes do acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário