quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Enquanto o governo do PT enrola e improvisa, José Serra "REALIZA"

As chuvas no verão passado castigaram moradores de diversas regiões do Brasil, inclusive algumas cidades do estado de São Paulo.

Em Cubatão, município a 57 quilômetros da capital paulista, casas e barracos que ocupam a encosta e o sopé da Serra do Mar, área conhecida como bairros-cota, tem abrigado por mais de sessenta anos cerca de 30 mil pessoas em situação de risco.

Segundo cadastro concluído no fim de 2007 pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), havia 7.694 moradias nas áreas de Água Fria, Pilões (ambas ao longo do Rio Cubatão, pé da serra), Cota 95/100, Cota 200, Cota 400 e Cota 500, ao longo da via Anchieta. Cada cota indica a altitude em relação ao nível do mar.
O cadastro é parte do programa de recuperação sócio-ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar.

AQUI informações sobre os programas habitacionais de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.

AQUI matérias de um importante jornal da Baixada Santista que descreve o processo de remoção de famílias de áreas de risco durante o governo José Serra.

O programa surgiu como uma das prioridades do então governador José Serra, ou seja, remover moradores de áreas de risco e de preservação ambiental.
Mais de mil famílias já se mudaram para novos conjuntos habitacionais de Cubatão e de outras cidades da região.
Outras 570 famílias que ainda não receberam suas casas, mas que se encontravam em situação de vulnerabilidade, recebem auxílio-moradia.

AQUI video com imagens das novas residências construídas na gestão de José Serra.

A ocupação da Serra do Mar começou nos anos 1940, em acampamentos de operários que iniciaram a construção da via Anchieta, como mostra matéria no video abaixo.
A reportagem apresenta a realidade de milhares de moradores dos morros de Cubatão, prováveis vítimas de tragédias se não tivéssemos um governo estadual atuante e determinado a salvar a vida dessas pessoas.

O atual coordenador do programa habitacional, Humberto Schmidt, informa que 5.350 famílias estão sendo removidas das áreas de encostas da Serra do Mar e transferidas para residências construídas pelo governo de SP.
E os moradores das Cotas que não residem em áreas de risco permanecerão em suas residências.
São 2.410 famílias que receberão benfeitorias dentro do programa Serra do Mar.
No projeto de reurbanização estão implantando redes de água e esgoto, drenagem, pavimentação e equipamentos comunitários.

AQUI reportagem do Jornal da Tribuna que retrata a vida dos moradores dos bairros Cota, em Cubatão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário