terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mercadante revogou anúncio sobre tragédias

Depois de anunciar os mortos pelas chuvas, agora Mercadante diz fazer “tudo” contra tragédias

Por Catarina Alencastro e Thiago Herdy, no Globo:

Um dia depois de anunciar que não seria possível evitar mortes de pessoas em função das chuvas, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, amenizou seu discurso.
Disse que está fazendo “tudo” para evitar mortes por deslizamentos e inundações.
(...)

O ministro Aloizio Mercadante admite atraso no mapeamento de áreas de risco - apenas 56 cidades, de 251 consideradas críticas, estão prontas - , mas aponta que muitas vidas foram salvas graças ao trabalho que já vem sendo feito.
(...)

Segundo o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do ministério, Carlos Nobre, quando o sistema estiver em pleno funcionamento, as mortes poderão ser reduzidas em até 80%.
O governo não sabe dizer quando isso acontecerá.
(...)

Embora já tenha havido a integração do sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de observação por satélite e radares ao do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apenas 31 cidades com risco de desastres climáticos são cobertas por radares.
(...)

Mercadante disse que uma das razões para o atraso do governo em organizar a rede de alerta e monitoramento é o aumento rápido da severidade das tormentas no país.
Outro fator é que o trabalho de mapeamento das áreas de risco é lento e difícil, o que é agravado pela ausência de geólogos no Brasil.

“O Brasil está atrasado historicamente nessa agenda.
Está atrasado porque nós não tínhamos a intensidade das mortes e a gravidade das ocorrências que temos tido nesse período recente”
, apontou Mercadante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário