sábado, 13 de julho de 2013

CONGRESSO, ENFIM, INDEPENDENTE, COMO A DEMOCRACIA EXIGE. MELHOR PARA O BRASIL

Legislativo 10 x 0 Executivo.

No Coturno

Sem dúvida alguma, o Congresso Nacional está dando as melhores respostas após os protestos de junho. Apesar dos jatinhos de Renan Calheiros e Henrique Alves, a pauta popular andou e andou rápido. 

Vários projetos foram aprovados e outros engavetados de vez. Já o Executivo, vaiado também pelos prefeitos, adotou medidas e vetos que afrontam o Legislativo, a quem tentou, desde o início, culpar pelas manifestações populares. Caiu a constituinte exclusiva. Caiu o plebiscito. A reforma politica será feita no Congresso. 

As centrais sindicais insufladas por Lula e apoiadas por Dilma infernizaram as ruas e rodovias, ato que apenas complica mais a imagem do governo petista em relação à mobilidade urbana. Sem falar na economia, onde os juros subiram de novo e o FMI informou que o Brasil é o país que teve a maior queda nas projeções crescimento. 

Pela crise econômica, Dilma, Mercadante e o PT não podem culpar deputados e senadores. 

Aliás, se já estava ruim, imaginem agora que a Venezuela passa a presidir o Mercosul, os presidentes bolivarianos incluindo Dilma, reunidos em Montevideo, vão fazer uma nota contra os EUA e renegar o acordo comercial com a União Europeia. 

Enquanto o Congresso ouve as vozes, Dilma ouve as vaias das ruas.

Não há dinheiro que pague a independência do Legislativo.

É bom que os deputados e senadores fiquem atentos: a Presidência da República vai abrir a temporada de compra de votos no Congresso, na forma de liberação das emendas. Qual o objetivo? Retomar o protagonismo perdido, para aprovar medidas que devolvam a popularidade perdida pelo PT e por Dilma. 

Como o objetivo é culpar deputados e senadores pela revolta popular, recuperando a imagem presidencial, este dinheiro fácil pode ser a perdição total e completa do parlamentar. 

O povo está atento. O povo está olhando o Congresso com lupa. Senhor deputado e senhora deputada, senhor senador e senhora senadora: não vendam seu futuro para salvar um governo moribundo. O PT não tem nem 20% dos votos da Câmara e do Senado. 80% dos parlamentares podem ter todas as emendas liberadas sem vender a sua alma ao diabo. 

Basta aprovar o que o povo está pedindo e que Dilma e o PT, até agora, não ouviram. O Congresso está no comando e não deve abrir mão dele, em nome da democracia e em defesa do povo que o elegeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário