sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Casa Fora do Eixo: um depoimento impactante

Após o depoimento da cineasta Beatriz Seigner, novo relato é divulgado com revelações ainda mais escabrosas sobre um dos grupos ligados ao PT que vem fazendo parte das manifestações violentas das últimas semanas pelo país, a mídia Ninja.


Confiram o que informa o jornalista Ricardo Noblat:

Quem acompanhou as manifestações de rua das últimas semanas certamente ouviu falar na Mídia Ninja – grupo de jovens que cobriu tudo ao vivo pela Internet.

No programa Roda Viva da TV Cultura, na última segunda-feira, dois de seus mentores – Pablo Capilé e Bruno Torturra – foram entrevistados. Desde então, uma grande polêmica toma conta da rede.

A Mídia Ninja faz parte de uma organização muito maior, chamada Fora do Eixo (FdE). É uma rede com ramificações em todo o país, que reúne produtores culturais, artistas e bandas independentes.

Irrigada com dinheiro público dos governos federal, estaduais e prefeituras, além de Petrobras e grandes empresas privadas, o FdE mantém em várias cidades as chamadas Casas Fora do Eixo, onde grupos de jovens vivem e trabalham, gratuitamente. Tudo é compartilhado e ninguém é dono de nada, nem das próprias roupas.

O depoimento que a jovem Laís Bellini postou em seu Facebook ilumina os subterrâneos da organização, que mais parece um misto de seita e pirâmide financeira, conduzida por um líder messiânico – Capilé – e seus “gestores”.

Há de tudo no relato de Laís: semi-escravidão, lavagem cerebral, uso de sexo para cooptar novos adeptos, proibição de visitar a família, abandono da faculdade e uma carga brutal de trabalho.

Alguns trechos:

(...) Através de imersões (que aprendemos a fazer durante uma nossa lá na Casa Fora do Eixo São Paulo), começamos a espalhar o conhecimento da rede, as ideias, os vocabulários, os vícios, as dependências, e tudo mais que vem embolado nessa seita, com cara de culturalmente popular, musicalmente descolada, pessoalmente encantadora, internamente… cheio de gente incrível que está cega como eu já estive e com um número contável nas mãos de quem são os controladores e administradores da rede querendo consumir só uma coisa em você: a sua mente. (...)

(...) Com quem você se relaciona?! Não queira estar lá dentro e se relacionar amorosamente com qualquer outra pessoa que esteja fora da rede. Você vai viver aquilo ali e nada mais. Ficar dentro da casa o dia inteiro e só sair quando é necessário para a casa (cumprir alguma agenda da sua frente de trabalho ou então se você está escalado para almoço, compras, algo do tipo). Você não vai sair de casa para ir ao cinema, nem tampouco ao teatro, você não vai sair pra ouvir um som, nem tomar uma cerveja com o seu vizinho, afinal você nem conhece seu vizinho, porque não há tempo, espaço, disponibilidade. Você vive dentro da Casa Fora do Eixo São Paulo e isso é a sua vida. Se você quer visitar seus pais no interior… olha sinceramente, que você tenha um bom motivo… e que não venha "pedir" 2 meses seguidos. Sim, porque ali o verbo era esse. "Posso ir visitar minha mãe essa semana?" (...)

(...) Tem gente lendo e com medo de escrever o seu próprio relato. Eu espero que mais gente tenha a coragem da Beatriz, a minha coragem e a de tanta gente que ainda vai aparecer, cada uma a seu tempo, cada uma no seu espaço, porque abrir a boca pra falar disso aqui não é fácil não. Sim, eu tenho amigos que já foram ameaçados e não venham pedir nomes, cada um vai falar da sua experiência a hora que bem entender. (...)

Aqui, a íntegra do relato de Laís Bellini

Nenhum comentário:

Postar um comentário