sábado, 23 de novembro de 2013

'VALE-TUDO" PARA DESVIAR A ATENÇÃO DO MENSALÃO

Caso Siemens-Alstom: Senador Aloysio desmente envolvimento em corrupção e acusa de “infâmia” presidente do CADE

Ricardo Setti

Senador Aloysio: presidente do CADE tem "notórias ligações" com o PT (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)
Senador Aloysio: presidente do CADE tem “notórias ligações” com o PT (Foto: Geraldo Magela / Agência Senado)

O senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), líder do PSDB no Senado, distribuiu nota sobre reportagem publicada no Estadão de ontem sobre o caso Siemens-Alstom que reproduzo em seguida, uma vez que a matéria do jornal foi em grande parte reproduzida neste blog:
“Em sua edição impressa de ontem o jornal O Estado de S. Paulo traz ampla reportagem motivada por denúncias de um ex-diretor da Siemens ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), no âmbito de investigação sobre formação de cartel na aquisição e manutenção de material ferroviário por estatais ligadas ao governo paulista, entre 1998 e 2008.
No corpo da reportagem, na página A4, mencionou-se a afirmação do denunciante de uma suposta “estreita ligação” minha com um dos investigados, o diretor da Procit, Arthur Teixeira.
Indagado pelo repórter Ricardo Chapola, admiti ter, de fato, conhecido Teixeira à época em que fui secretário de Transportes Metropolitanos, há mais de 20 anos, entre 1991 e 1994.
Tive com ele relações institucionais, como mantive, de resto, com praticamente todas as empresas do setor ferroviário, requisito do bom desempenho das minhas atribuições.
Não havia, aliás, à época nenhuma suspeita quanto à lisura do comportamento do empresário, conceituado, ao contrário, por sua competência profissional.
Em nenhum momento o repórter me perguntou sobre “recebimento de propina”, nem o denunciante fez contra mim tal acusação.
Daí meu estarrecimento ao ler, logo abaixo da manchete da primeira página, a afirmação, em negrito, de que eu refutara “as acusações” – inexistentes! – “de recebimento de propina”, o que contradiz o teor da reportagem.
Entendo que essa flagrante contradição poderá levar o leitor que se detiver apenas na manchete da primeira página, sem se aprofundar na leitura da competente reportagem, a suposições lesivas à minha reputação.
Por fim, registro a infâmia, mais uma, do presidente do CADE, Vinicius Marques de Carvalho, de notórias ligações com o PT.
Ele deu guarida a uma proposta cujo mercenarismo, apontado, aliás, na reportagem – uma denúncia em troca de um emprego na Diretoria da Vale – já desqualificaria o denunciante.
Mais ainda: o presidente do Cade enviou a “denúncia” à Polícia Federal para instruir um inquérito sigiloso e, ao mesmo tempo, vazou documento à imprensa. As eleições aproximam-se, outras felonias virão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário