segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A PROVA DO ENEM É A PROVA



Augusto de Franco

É um absurdo o que está acontecendo. As escolas, além de serem ruins por outros motivos (porque escolarizam a sociedade, porque se constituem como burocracias do ensinamento que matam a criatividade e impedem a livre-aprendizagem), viraram fazendas coletivas (à la Matrix) de doutrinação, de infusão de uma pseudo-ciência marxista.

As universidades, que já eram horríveis por serem tribunais epistemológicos, viraram também alfândegas ideológicas. 

É revoltante que tudo isso esteja acontecendo há meio século no país e não haja nenhuma providência, nenhuma interpelação dos ministros da Educação, nenhuma cobrança dos responsáveis por parte de quem deveria estar fazendo oposição.

Organizações autocráticas ainda hoje se sustentam e conseguem recrutar militantes graças à legião de zumbis que foram deformados por professores cretinos que são pagos, em grande parte, por nós, para infectar a cabeça dos alunos com ideias retrógradas e esquemas interpretativos do passado, baseados na hipótese furada de que a luta de classes é o motor da história, de que os inimigos dos povos, responsáveis por todo mal que nos assola, são o grande satã americano e o capitalismo e o neoliberalismo, de que Cuba e Venezuela são democráticas, de que o MST é um movimento social que luta por justiça na terra e outras perversões. 

Mas é bem pior do que isso. As universidades, nas áreas de "ciências" humanas, viraram verdadeiras madrassas, produtoras de jihadistas.

Quer saber por que o PT - a despeito de tudo que fez - ainda encontra defensores na imprensa, nos escritórios de advocacia, nos tribunais e em grande parte das instituições dedicadas ao trabalho intelectual?

A resposta está aí, na nossa cara. A prova do ENEM é a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário