quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CPI COLOCA O BRASIL NO SÉCULO XXI

Criada hoje CPI na Câmara para abrir a caixa-preta da Funai e do Incra na demarcação de terras indígenas.

Coturno




Ontem uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que transfere do governo federal para o Congresso Nacional a competência para fazer a demarcação de terras indígenas. O texto segue agora para o plenário da Câmara, onde terá de ser aprovado em dois turnos para depois seguir para o Senado.

Atualmente, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos antropológicos feitos pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Pelo texto aprovado na comissão, caberá agora ao Congresso aprovar eventuais propostas de demarcação enviadas pelo Executivo. O parecer do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), foi aprovado por 21 votos.

Um dos trechos da proposta prevê indenização da União aos fazendeiros que tiverem propriedades absorvidas por áreas demarcadas como terra indígena. Atualmente, a Constituição Federal considera que as terras indígenas pertencem à União e, por isso, não há indenização a quem perde a posse do território quando a demarcação é homologada. Para tentar manter a terra, proprietários de fazendas recorrem à Justiça.

Para completar, hoje foi aprovada uma CPI (clique na imagem) para investigar os exageros da Funai e do Incra na demarcação de terras indígenas. Vamos abrir a caixa preta dos ongueiros e antropólogos que enchem as burras de dinheiro internacional para defender "índios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário