terça-feira, 20 de outubro de 2015

A SERVIÇO DO ESCORPIÃO

JANOT POUPA LULA, MAS PEGA PESADO COM SEU EX-MINISTRO JOSÉ DIRCEU


Diário do Poder

Apesar das cobranças, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ainda não abriu inquérito para investigar o envolvimento do ex-presidente Lula no escândalo de roubalheira na Petrobras, apesar das inúmeras citações e delações que o envolvem. Mas pediu nesta segunda-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, cumpra em regime fechado a pena a que foi condenado pelo mensalão. O pedido foi enviado por Janot ao STF quase 90 dias depois da prisão de Dirceu no âmbito da Operação Lava Jato.

Janot quer a regressão do regime de Dirceu por causa de seu suposto envolvimento com crimes investigados na Operação Lava Jato. Dirceu foi condenado a sete anos e 11 meses de prisão, mas no ano passado, o STF permitiu que ele passasse para o regime aberto e cumprisse o resto da pena em prisão domiciliar.

Segundo Janot, há "provas contundentes e abundantes da prática criminosa" e de que os crimes foram cometidos depois do trânsito em julgado da condenação no mensalão e que, por isso, a prisão domiciliar concedida deve ser transformada em regime fechado.

Dirceu cumpre no momento prisão preventiva pedida pelos investigares da Lava Jato, que acusam o ex-ministro dos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário